• fevereiro 3, 2024
  • 4 minutos

Consórcio Ótimo inicia testes com sistema de bilhetagem eletrônica no transporte metropolitano

Consórcio Ótimo inicia testes com sistema de bilhetagem eletrônica no transporte metropolitano

Tecnologia traz mais agilidade e segurança aos usuários, além de possibilitar recargas de forma mais rápida e com novas formas de pagamento

 

bilhetagem (2)
Nova tecnologia de Bilhetagem Eletrônica faz parte de uma série de melhorias implementadas no sistema de transporte metropolitano (Foto: Divulgação CC / Sintram)

O Consórcio Ótimo iniciou uma fase de testes para implantação de uma nova tecnologia de Bilhetagem Eletrônica. A novidade faz parte de uma série de melhorias implementadas no sistema e essa em especial, para quem utiliza os cartões no transporte metropolitano.

Uma das principais mudanças será a migração para um sistema totalmente on-line. Com isso, o tempo de processamento das transações será reduzido de 24 horas a 72 horas para questão de minutos ou em até 1 hora. 

“A jornada segura, ágil e rápida do cliente foi a principal preocupação nas melhorias a serem implementadas. A nova bilhetagem eletrônica representa um salto de qualidade para o transporte coletivo da Região Metropolitana. Com ela, vamos tornar os processos mais rápidos e menos burocráticos para os nossos clientes,” destacou o presidente do Sitram e Consórcio Ótimo, Rubens Lessa Carvalho. 

A partir dos testes, o consórcio otimizou todos os processos para que a migração tenha o mínimo de impacto para os passageiros e clientes. A mudança inicial será dentro dos ônibus com a troca gradativa dos atuais validadores azuis pelos novos validadores amarelos. 

O diretor de Modernidade e Tecnologia do Consórcio Ótimo, Carlos Guedes, explica que os clientes não irão precisar trocar os seus cartões atuais e não terão que realizar um novo cadastro para ter acesso a um sistema mais avançado e confiável. “Ainda em conjunto com esta nova tecnologia será possível trazer diversas melhorias na utilização e, principalmente, na ampliação de novos produtos e serviços de maneira online e segura, ao trazer agilidade, facilidade e acessibilidade para nossos usuários”, destaca.

Segundo Guedes, além da comodidade de se manter os meios tradicionais de uso, será possível de maneira imediata habilitar em minutos os créditos adquiridos seja através de qualquer um dos canais de vendam entre eles aplicativo, rede própria de vendas, máquinas de vendas etc.

O executivo afirma também que a tecnologia vai contemplar a segurança da leitura por biometria facial para as gratuidades. “Um dos pilares do sistema é a segurança, que agora poderá fazer o reconhecimento do cliente por biometria facial – a tecnologia identifica a pessoa por meio do mapeamento e da leitura dos traços de seu rosto com altíssima precisão, inclusive com uso de máscaras N95″, observa.

Um dos grandes benefícios apontados pelo Sintram é que após finalizada a implantação do projeto, além de oferecer maior conveniência e comodidade aos clientes ele irá contribuir com o planejamento operacional da rede e na mitigação da evasão de receita.