• setembro 28, 2023
  • 5 minutos

Cozinha Mineira é destaque na Abav Expo 2023

Cozinha Mineira é destaque na Abav Expo 2023

Sete experiências da gastronomia mineira prometem agradar o paladar de quem passar pela feira de turismo no Rio de Janeiro

content estande abav leo bicalho jpeg
Cozinha mineira está na centralidade do estande de Minas Gerais (Foto: Leo Bicalho)

Até sexta-feira, 29, o Rio de Janeiro recebe a 50ª ABAV Expo, feira de turismo anual realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), e a cozinha mineira está na centralidade do estande de Minas Gerais. Uma área dedicada a cooking shows e outras experiências gastronômicas funcionará no meio dos 200 m² do estande, criado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Leia mais: 

Festa do Cavalo reúne música e tradição em Nova Lima

O objetivo é dar visibilidade e valorizar um dos principais atrativos turísticos do estado, a cozinha mineira, cuja versão clássica, recentemente protegida como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, convive com a contemporânea.

“Uma grande característica dessa nova cozinha é o respeito ao território, ao que as comunidades fazem, com esse olhar para o original e apresentado de forma mais internacional, em um menu de vários passos, com nossos vinhos, azeites, cachaças, cervejas e cafés. É um fenômeno que acontece no nosso estado, sobretudo, em alguns restaurantes da capital, do Sul de Minas e de Tiradentes. Nós identificamos uma continuidade em relação à cozinha mineira, no que diz respeito à pesquisa, à valorização dos produtos da terra, mas com uma apresentação oriunda da forma francesa”, explica o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Sete experiências da gastronomia mineira prometem agradar o paladar de quem passar pelo local. A Instância de Governança Regional (IGR) Circuito das Águas, por exemplo, promoverá uma degustação de cafés especiais, cultivados nas montanhas do Sul de Minas, acompanhada de quitutes variados. Já a IGR Veredas vai oferecer degustação do doce de leite, confeccionados pela Artesanal Sabores, próxima ao Inhotim.

O bartender Léo Gomes, que fez sucesso durante o 1º Festival da Cozinha Mineira Contemporânea, vai preparar o já consagrado Caipiblue – drink que mistura nossa cachaça com o Curaçao Blue, bebida típica da ilha caribenha de Curaçao. O espaço contará ainda com feijão tropeiro, vinhos mineiros de inverno, queijos da Serra da Canastra e, claro, a cachaça mineira.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, Minas Gerais vive um momento muito especial da sua história contemporânea, reencontrando com seu papel de protagonismo no cenário nacional. “Nossa capital e nosso estado possuem um imenso potencial a ser explorado e, principalmente, uma gente hospitaleira que sabe como ninguém receber o turista de forma carinhosa e acolhedora em torno de uma boa mesa”, aponta o dirigente da entidade, que patrocina a Cozinha Show.

“Este novo olhar de Minas Gerais para a culinária e o turismo está gerando emprego e renda para os mineiros, além de impulsionar o espírito empreendedor em milhares de pessoas. É mais um estímulo à nossa economia criativa. Ao promover a nossa gastronomia e movimentar o estado em torno da cultura, do lazer e do turismo, tenho a certeza que estamos fazendo de Minas o melhor lugar para se viver e empreender”, completa.