• abril 18, 2024
  • 4 minutos

Edifício histórico de BH recebe mostra Modernos Eternos

Edifício histórico de BH recebe mostra Modernos Eternos

Nona edição da feira de arquitetura e design de interiores acontece no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG).

Screenshot 20240418 104031 Drive
Modernos Eternos 2024 começa a partir do dia 18 de junho (Foto: Carolina Davis)

Um novo espaço da capital mineira foi escolhido para sediar a edição 2024 da Mostra Modernos Eternos 2024, o icônico prédio rosa do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). De 18 de junho a 14 de julho, o edifício irá receber renomados arquitetos e designers de interiores para assinar os mais de 35 ambientes com as últimas tendências do setor.

O local escolhido segue a tradição da exposição, que acontece sempre em lugares que fazem referência à história, cultura e arquitetura da cidade. As últimas edições foram realizadas no Prédio Verde do IEPHA – na Praça da Liberdade – e no P7 Criativo – o primeiro arranha-céu projetado por Oscar Niemeyer.

Em sua nona edição, a Modernos Eternos vai contar com uma extensa programação de mini-talks com temas de cultura, história, moda, arte e mais, apresentações musicais e espaços gastronômicos inéditos.

Neste ano, a tradicional Ação Street vai homenagear o legado do IEMG, desafiando artistas contemporâneos a criarem pinturas inspiradas em obras literárias escritas por intelectuais que passaram pela instituição.

“O Instituto de Educação marcou a história e a cultura de Belo Horizonte de um jeito muito especial – eu mesma estudei lá. Já há algum tempo, o prédio estava precisando passar por restauração, e estamos muito felizes de estar presentes neste momento em que ele finalmente começa a voltar à sua melhor forma. A Modernos Eternos vai homenagear o IEMG e apresentá-lo para a cidade com a importância que merece”, celebra a realizadora da mostra, Josette Davis.

Segundo o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), o IEMG começou a ser construído em 1897, quando foi destinado a abrigar o Ginásio Mineiro que se transferia de Ouro Preto para a Nova Capital. Ao longo de sua história, ele foi palco de grandes reformas na Educação em Minas, abrigando as duas instituições fundadoras do sistema educacional do estado: a Escola Normal Modelo de BH (1906) e a Escola de Aperfeiçoamento (1929). O espaço também foi um dos mais importantes centros culturais de Belo Horizonte, recebendo os mais importantes artistas nacionais e internacionais para se apresentar em seu auditório.

“Vários acontecimentos importantes tiveram lugar no IEMG, incluindo a primeira vez que a bandeira mineira foi oficialmente hasteada. O prédio tem um acervo riquíssimo de documentos, livros, móveis, objetos, obras de arte, fotografias, e que são fonte para pesquisadores de todo país. São muitos os motivos que tornam o Instituto tão relevante e icônico no imaginário coletivo da cidade”, aponta Josette.

MODERNOS ETERNOS BH 2024

  • Data: 18/06 a 14/07
  • Local: Instituto de Educação de Minas Gerais – IEMG: R. Pernambuco, 47. Bairro Funcionários.
  • Instagram: @modernoseternosbh
  • Site: modernoseternosbh.com