• agosto 30, 2023
  • 6 minutos

Empresa mineira Transcourier, destaque na pandemia, planeja crescimento de 20% em 2023

Empresa mineira Transcourier, destaque na pandemia, planeja crescimento de 20% em 2023

Transcourier foi responsável por transportar 60% da demanda nacional dos testes de Covid-19.

Screenshot 20230830 135620 WhatsApp
CEO da Transcourier, Alessandro Rodrigues Reis (Foto: Divulgação/ Transcourier)

Fundada há 24 anos, a Transcourier se destaca por apresentar soluções logísticas personalizadas via modal aéreo. Sendo o único empreendimento desse segmento em Minas Gerais com a certificação ISSO 9001, que atesta sua qualidade, a companhia possui atuação nacional e expertise em saúde humana. Tudo isso fez com que a Transcourier se tornasse a empresa que mais transportou testes de Covid-19 no Brasil durante o ápice da pandemia. Alessandro Rodrigues Reis, CEO da Transcourier revela ao CIDADE CONECTA como foram os desafios da alta demanda, em meio ao cenário caótico no qual passava o país, planos para o futuro, resultados e cuidados com dinâmica interna da empresa.

Leia mais:

Mostra Mercadoria acontece neste final de semana no Festival Verbo Gentileza

A Transcourier teve um papel importante durante a pandemia. Como foi esse período e de que forma vocês se prepararam para esse aumento de demanda?

Tudo começou entre 2016/ 2017, quando iniciamos consultoria na área financeira e contratamos um estagiário de finanças. Reorganizamos nossos preços de venda e a empresa passou a ser rentável. Em 2018, ganhamos uma licitação da Casa da Moeda. Mas, três meses depois, o contrato foi cancelado. Isso aconteceu em função da falta de maturidade e capacidade das pessoas e da própria empresa de operacionalizar os serviços. Em 2019, nós fechamos o ciclo financeiro de dívidas da empresa. Esse foi o resultado do trabalho construído de nesses 3 anos, 2016 a 2019. Então, naquele momento, no segundo semestre, já estávamos preparados para crescer e para uma oportunidade, que veio com a pandemia. Nesse período, a Transcourier mais do que dobrou o faturamento em um ano, de uma forma saudável e sem perder clientes. Também foi um momento complicado porque trabalhamos com carga aérea e a malha aérea foi reduzida em 92% na pandemia. Estávamos trabalhando com os outros 8% e precisávamos entregar os testes de covid, além dos medicamentos e vacinas dos nossos clientes.

Com a chegada das vacinas contra a Covid-19 e o fim do isolamento, a empresa precisou readequar a dinâmica de trabalho?

Quais são os planos para 2023? Pós-pandemia a empresa não precisou se reestruturar ou readequar absolutamente nada. Afinal, continuamos com o nosso crescimento e, neste ano, a previsão é crescer mais de 20% esse ano. De 2019 a 2022, a Transcourier cresceu o faturamento em cinco vezes. Então, toda aquela estrutura que nós tínhamos, e foi montada até 2019, nós aproveitamos para potencializar a empresa. No momento, estamos prontos para novos projetos e investimentos. Atentos as oportunidades. Recebemos ofertas de negócios e estamos em analisando.

Devido à necessidade de preservação da integridade dos produtos e à importância de prazos rigorosos, como funciona a dinâmica de trabalho da Transcourier para atender as demandas e cumprir os prazos com agilidade sem comprometer os produtos transportados?

A nossa dinâmica é coletar o produto na distribuidora ou na indústria, levar até a base, pesar, etiquetar e, posteriormente, levar até o aeroporto. A companhia aérea faz o transporte ou transferência. Nossos representantes, que possuem acesso a um sistema onde são informadas as cargas que estão a caminho, vão aos aeroportos para retirar a mercadoria. Assim, fazem a entrega de acordo com a necessidade de cada cliente. Além disso, quando necessário, fazemos a manutenção do gelo, supervisionado pela nossa farmacêutica.

A Transcourier tem um papel super relevante na saúde de vários brasileiros. Como esse cuidado é traduzido dentro da empresa em relação ao quadro de funcionários?

A primeira coisa a ser feita é ter esse carinho e cuidado com nossos colaboradores. Afinal, são eles que fazem a mecânica de cuidar da vida de milhões de brasileiros. É uma responsabilidade social gigantesca. Somos a empresa que mais transportou testes de Covid-19 no Brasil. Transportamos e salvamos vidas. Então, internamente, como forma de cuidar dessas pessoas, temos o programa de alimentação saudável, onde fornecemos legumes e verduras cruas todos os dias para pessoas que almoçam na Transcourier. Temos uma sala de descompressão, que é uma sala de descanso com estrutura adequada para relaxar em alguns momentos. Temos também um ambiente de jogos para que as pessoas extravasem. Além de confraternizações e comemorações de metas batidas. Agora, estamos investindo em saúde mental, para isso vamos contratar uma assistente social e uma psicóloga.