Evento em BH conecta líderes para um futuro sustentável

Evento em BH conecta líderes para um futuro sustentável

Promovido pelo escritório Manucci Advogados, Beyond ESG 2025 debate temas importantes sobre governança e cria conexões estratégicas através de debates com especialistas renomados

Evento Beyond ESG 2025: Leonardo Gandara Gerente Jurídico da Equinox; Cinthia Bechelaine Superintendente de Planejamento do BDMG e Daniel Manucci
Leonardo Gandara, Cinthia Bechelaine e Daniel Manucci durante o painel sobre financiamento de projetos e a captação de recursos para iniciativas sustentáveis e ESG (Fotos: Uarlen Valério)

 

Líderes empresariais e jurídicos se reuniram em Belo Horizonte para o Beyond ESG 2025, evento promovido pelo escritório Manucci Advogados para discutir temas cruciais sobre sustentabilidade e governança, no Amadeus Business Tower, no último dia 10 de abril de 2025.

O encontro destacou-se pela profundidade dos debates e pela presença de especialistas renomados, e se consolidou como um espaço essencial para a troca de experiências e a criação de conexões estratégicas.

A primeira etapa dos debates, moderada por Daniel Manucci, sócio do Manucci Advogados, abordou o financiamento de projetos e a captação de recursos para iniciativas sustentáveis e ESG.

O painel contou com a participação da superintendente de planejamento do BDMG Cinthia Bechelaine e do gerente jurídico e membro do comitê interno de diversidade e inclusão da Equinox Gold Brasil Leonardo André Gandara. Eles compartilharam suas experiências e estratégias para atrair investimentos em projetos sustentáveis, ao discutirem a importância de criar um ambiente favorável para o financiamento verde e destacar as oportunidades e desafios enfrentados pelas empresas na busca por recursos que promovam a sustentabilidade.

Na segunda etapa, mediada por Marina Meyer Falcão, especialista do setor regulatório de energia, os participantes discutiram as oportunidades de negócio em energia renovável e “smart energy” para as empresas.

Neste momento houve a participação da gerente jurídico ambiental na Anglo American e executiva ESG, Fabiana Vita; da CEO do grupo Luza, Priscila Freitas; do engenheiro de minas e energia e mestre em simulação e otimização de processos da Cemi Engenharia, Marco Aurélio Soares Martins; da subsecretária de bem-estar animal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Maria Clara Rêgo.

Eles exploraram como as empresas podem se beneficiar da transição energética para fontes de energia sustentáveis e econômicas e as vantagens competitivas que essas iniciativas podem proporcionar para os processos produtivos.

Os debatedores enfatizaram ainda a necessidade de inovação e investimento em tecnologias sustentáveis para garantir a eficiência energética e a redução da pegada de carbono. Foi citado também o pioneirismo da cidade de Belo Horizonte na vanguarda de instalações mais eficientes e inteligentes.

O evento se encerrou com um painel sobre os desafios climáticos e as estratégias empresariais na nova economia verde, moderado por Diego Koiti, sócio do Manucci Advogados.

O debate focou na análise de riscos e na regulação ambiental, ao destacar a importância de uma abordagem proativa para enfrentar as mudanças climáticas. A CEO da BMA Ambiental, Mychelle Oliveira; coordenador de saúde e segurança do Consórcio Empreendedor Corumbá 3, Otávio Marques; e Renato Andrade, sócio do Manucci Advogados discutiram como as empresas podem integrar práticas sustentáveis em suas operações e a necessidade de políticas públicas que incentivem a economia verde.

Evento gera importante reflexões

O Beyond ESG 2025 foi um marco para os profissionais presentes, uma vez que proporcionou uma oportunidade única de se conectar com colegas de diferentes setores, trocar experiências e refletir sobre práticas que podem definir o sucesso empresarial no futuro.

O evento evidenciou que, em um mundo em constante mudança, espaços como este são fundamentais para a evolução das empresas e de seus líderes.

Para Mychelle Oliveira, participar desse evento foi um grande prazer.

“O evento veio para abrilhantar e trazer ainda mais clareza para o setor de meio ambiente e jurídico. O ESG já não é mais uma coisa para o futuro. É algo que está inserido no nosso dia a dia”, afirmou a CEO.

A superintendente de planejamento do BDMG, Cinthia Bechelaine, enfatizou também a importância do Beyond ESG.

“Estamos instigando as organizações a se comportarem e reverem seus processos e sua cultura para realmente incorporarem os temas ambientais e sociais de uma forma que não tem volta”, ressaltou.

 

 

Galeria – Momentos do Beyond ESG 2025: