• abril 20, 2024
  • 3 minutos

Exposição exibe mais de 300 obras inéditas

Exposição exibe mais de 300 obras inéditas

 “Política e Vanguarda (1964/85) na coleção Lili e João Avelar” está em cartaz até agosto no Museu Inimá de Paula, em BH

destaque27
Exposição exibe mais de 300 obras inéditas

Inaugurada nessa semana, a exposição “Política e Vanguarda (1964/85) na coleção Lili e João Avelar” vai até o dia 18 de agosto no Museu Inimá de Paula, em BH. A mostra apresenta pluralidade de artistas e obras que revelam questões sociais, políticas e estéticas do período do regime militar no Brasil.

Trata-se da maior coleção de arte pop e política do Brasil com um acervo de cerca de 300 obras, entre desenhos, fotografias, pinturas e esculturas que evidenciam as transformações de linguagens que deram origem a práticas experimentais e conceituais no Brasil.

O curador da exposição e colecionador, João Avelar, reuniu trabalhos que convergem na tomada de posição frente aos dilemas éticos e sociais contemporâneos. Assim, a mostra permite que o visitante compreenda as nuances e desdobramentos de questões estéticas centrais que marcaram as artes visuais de 1964 a 1985.

Há, na exposição, por exemplo, um conjunto de 30 desenhos de Carlos Zílio em 1970/71 e dois desenhos de Sérgio Sister, também de 71, feitos no Presídio Tiradentes, em São Paulo. Também estão na mostra trabalhos de artistas como Antônio Dias, Rubens Gerchman, Carlos Vergara, Roberto Magalhães e Pedro Escosteguy, entre outros, que ocuparam no Rio de Janeiro posição de destaque em um grupo heterogêneo, conhecido como Nova Figuração.

A coleção traz a presença de um conjunto representativo da produção feita por artistas mulheres. Como a obra de Wanda Pimentel, da série Envolvimentos, e peças de grande relevância de Letícia Parente, Anna Bella Geiger, Amélia Toledo, Claudia Andujar, Cybele Varela, Judith Lauand, Regina Vater, Regina Silveira, Ana Vitória Mussi, Lenora de Barros, Lygia Pape, Mira Schendel, entre outras.

Exposição: Política e Vanguarda (1964/85) na coleção Lili e João Avelar;

  • Data: 17 de abril a 18 de agosto de 2024
  • Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201, Centro, Belo Horizonte)
  • Funcionamento: terça, quarta, sexta e sábado das 10h às 18h30; quinta das 12h às 20h30; domingos e feriados das 10h às 16h30;
  • Entrada Gratuita
  • Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro – Belo Horizonte/MG)
  • Saiba mais: @museuinimadepaula / www.museuinimadepaula.org.br

 

FOTOS / Edy Fernandes