• maio 7, 2024
  • 4 minutos

Filarmônica se apresenta na Praça da Liberdade

Filarmônica se apresenta na Praça da Liberdade

Em homenagem ao Dia das Mães, o concerto “Filarmônica na Praça” será gratuito e ao ar livre, no próximo domingo (12), às 11h, na Praça da Liberdade, com regência do maestro José Soares

 

Filarmônica MG
A Filarmônica de MG apresenta “Filarmônica na Praça” em homenagem ao Dia das mães (Foto: Bruna Brandão/Filarmônica MG)

 

 

A Filarmônica de Minas Gerais faz o primeiro “Filarmônica na Praça” do ano e celebra o Dia das Mães, em concerto  ao ar livre, na Praça da Liberdade, no próximo domingo (12), às 11h. Sob a batuta do maestro José Soares, regente associado da Filarmônica, a orquestra leva ao público grandes clássicos do universo sinfônico, como O Quebra-nozes, de Tchaikovsky, o Batuque da ópera Malazarte, de Lorenzo Fernandez, além de compositores como Mozart, Strauss Jr, Brahms, entre outros. A apresentação é gratuita e terá interpretação em libras.

 

 

Leia mais

Vacina da gripe: saiba os locais

 

 

José Soares conta que “as duas primeiras obras, de Bizet e Tchaikovsky, evocam tradições regionais de dança: a Farândola, de uma França medieval, e a Polonaise. Compartilhamos uma versão orquestrada de um ‘hit’ de Mozart, o Rondo alla Turca. A partir daí, vamos nos encantar com as belezas melódicas da Barcarolle de Offenbach, de uma valsa de Tchaikovsky, uma canção de ninar de Brahms e as Danças Polovtsianas de Borodin. O bom tempo dos nossos concertos será celebrado com a festiva polca Sob relâmpagos e trovões de Strauss Jr”.

 

O amestro continua:

 

“A última parte do concerto volta à América Latina, com a música do mexicano Carlos Chávez e do brasileiro Lorenzo Fernandez. Concluímos com uma homenagem à tradição musical brasileira, com uma Suíte de temas da Bossa Nova, composta especialmente para a Filarmônica por Leonardo Gorosito. Compartilhar este programa é reafirmar a nossa missão de conectar nossa linguagem artística com a comunidade”, ressalta.

 

Maestro José Soares e a Filarmônica de Minas Gerais

 

Natural de São Paulo, José Soares é regente rssociado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu regente assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (2021), recebendo também o prêmio do público. Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo, iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos.

 

Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica e convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019.

 

 

Onde ir:

Filarmônica na Praça

Domingo-12 de maio – Dia das Mães

Praça da Liberdade

Horário: 11h

 

 

 

 

Leia mais

Zema empossa defensora pública-geral para segundo mandato