• novembro 16, 2023
  • 5 minutos

FLI BH 2023 faz homenagem a Lélia Gonzalez no CCBB

FLI BH 2023 faz homenagem a Lélia Gonzalez no CCBB

Quinta edição do Festival, que homenageia a escritora mineira de Belo Horizonte, Lélia Gonzalez, uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX.

FLI BH 2019 Foto Maíra Cabral
FLI BH 2023 faz homenagem a Lélia Gonzalez no CCBB (Foto: Maíra Cabral)

Até o dia 20 de novembro acontece uma nova etapa da 5ª edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI BH, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Periférico.

O tradicional evento que reúne escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias, grupos de teatro, músicos, produtores, editores, pesquisadores e leitores, envolvendo lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas e atrações diversas, possui todas as atividades, gratuitas, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-BH, na Praça da Liberdade.

Leia mais: 

Portal da Transparência de Minas é bem avaliado

A quinta edição do Festival, que homenageia a escritora mineira de Belo Horizonte, Lélia Gonzalez, uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX, reúne programação intensa que conta com nomes importantes do setor. É o caso de François Dosse, historiador e sociólogo francês; a colombiana Lady La Profeta, atual campeã da Copa do Mundo de Poesia Falada; os escritores João Silvério Trevisan, Lilia Guerra, Joice Berth, Dalva Maria Soares, Laura Cohen, José Eduardo Gonçalves e Marilda Castanha, entre muitos outros.

Lélia Gonzalez Acervo Pessoal (6) jpeg
Lélia Gonzalez (Foto: Acervo Pessoal)

Para a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, o FLI BH é uma importante política pública do município dedicada à valorização e ao desenvolvimento da literatura e da leitura não só em Belo Horizonte, mas também em outros lugares de Minas Gerais e do Brasil.

“A Prefeitura de Belo Horizonte vai oferecer ao público programação rica, extensa e contemporânea. Além disso, o Festival cumpre o papel de promover uma grande articulação entre editores e autores, possibilitando aos participantes o acesso a uma produção cultural potente e diversa. Estruturamos o 5º FLI BH como uma ação estendida e continuada, de difusão e formação, que se expande para a cidade com programações nas 22 bibliotecas da Cultura Municipal, nas livrarias de rua da cidade, especialmente na Savassi, o bairro das letras, no Circuito Literário de BH e agora no CCBB, no coração de Belo Horizonte. É Belo Horizonte reafirmando sua vocação de cidade literária”, comemora.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Ferés, celebra a realização de mais um festival.

“A produção artística do Fli BH está sempre antenada com as mudanças sociais no país e homenagear a filósofa e escritora Lélia Gonzales, uma referência nos estudos de gênero e raça no Brasil e América Latina, é um destaque da 5ª edição do festival. Teremos autoras e autores convidados que estão produzindo literatura inspiradas pela Lélia e seus ideais do feminismo negro. Mas o FLI BH é também lugar de muita literatura infanto-juvenil incentivado a formação de público de leituras e bibliotecas, uma ação constante da Prefeitura de Belo Horizonte para estimular a cadeia produtiva do livro e do leitor”.

A partir da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, serão distribuídos mais de 10 mil vales-livros na Feira Literária, que poderão ser trocados, pelos alunos e educadores, pelas diversas obras disponíveis, que abrangem desde os clássicos da literatura infantil até as mais recentes criações contemporâneas. O público em geral também pode adquirir livros e participar da programação do evento, que contará com mesa de debate e narração de histórias em homenagem a Marcelo Xavier. Reconhecido por prestigiosos prêmios literários no Brasil, Marcelo é autor de mais de 20 livros, a maioria para crianças, e é destaque na ilustração tridimensional com massinha.