• janeiro 27, 2024
  • 6 minutos

Hospital Mater Dei Betim-Contagem completa cinco anos de funcionamento

Hospital Mater Dei Betim-Contagem completa cinco anos de funcionamento

Para celebrar a data, evento reúne no centro de convenções da instituição lideranças, empresários e autoridades políticas; são 406 leitos e mais de 900 mil atendimentos

EDF 4343
Hospital Mater Dei Betim-Contagem completa cinco anos de funcionamento (Foto: Samuel Gê)

A primeira unidade da Rede Mater Dei de Saúde, fora de Belo Horizonte, completa, neste mês de janeiro, cinco anos de funcionamento. O Hospital Mater Dei Betim-Contagem, inaugurado em 19 de janeiro de 2019, traz a excelência clínica da rede de saúde a uma localização importante de Minas Gerais, reconhecida por ser um polo industrial com grande geração de empregos.

“Quando decidimos ir para a região de Betim e Contagem, as cidades tinham o segundo e terceiro PIB de Minas, respectivamente, além de um importante contingente populacional. Sempre monitoramos o número de atendimentos que fazíamos nos hospitais em BH, de pessoas que moravam não só em Betim e Contagem, mas em toda a região oeste de Minas Gerais, assim, identificamos uma oportunidade de crescimento”, ressalta José Henrique Dias Salvador, presidente da Rede Mater Dei de Saúde.

O Hospital possui 42 mil metros quadrados, com 14 andares e 13 salas cirúrgicas, além de uma capacidade instalada para 406 leitos. Mais de 40 planos de saúde estão credenciados e este número irá crescer nos próximos meses, além de novos investimentos em equipamentos de alta tecnologia. Mesmo com uma estrutura atual, a instituição já investe em modernizações. Recentemente o hospital ganhou uma maternidade com instalações aconchegantes e suíte VIP. 

A estrutura física do hospital é premiada e contou com a expertise de muitos profissionais para alcançar a sustentabilidade. “Tivemos o professor Siegbert Zanettini, um arquiteto renomado nos ajudando desde o início, a inteligência em termos de engenharia na construção e arquitetura, torna esse projeto um dos melhores e mais eficientes equipamentos hospitalares do Brasil,” conta José Henrique.

A comprovação da sustentabilidade do projeto pode ser observada, por exemplo, com o prêmio concedido em 2022, pela ASHRAE Chapter (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento e Ar-Condicionado). o Mater Dei Betim-Contagem, a água que passa pelo sistema de ar-condicionado para descargas e irrigação dos jardins é reutilizada.

Como parte do planejamento de um hospital de alta complexidade, o entorno da região também recebeu grandes investimentos, custeados por meio de contrapartidas pela Rede Mater Dei de Saúde. Um viaduto e novos acessos viários foram construídos para melhorar o fluxo de trânsito na região, além de uma passarela erguida em frente ao hospital. 

O Mater Dei Betim-Contagem conta com serviços como: cirurgia, medicina diagnóstica, pronto-socorro, ambulatório, hemodiálise, oncologia, hemodinâmica, pediatria, ortopedia, neurocirurgia e muitas outras especialidades.

“O Mater Dei Betim-Contagem é um hospital de ponta, que supre todas as necessidades, do pronto-atendimento a cirurgias de alta complexidade, sempre com uma resolutividade muito grande”, destaca Renata Salvador Grande, vice-presidente comercial e de marketing da Rede.

Crescer de forma sustentável e com soluções inovadoras. “Desde a concepção do Mater Dei Betim-Contagem, a ideia era ter um equipamento com fluxos mais enxutos, com menor custo, mas entregando a mesma qualidade assistencial e com os mesmos indicadores da Rede, no Mater Dei Santo Agostinho, e Contorno. Desta forma, nos tornamos parceiros de novos planos de saúde, atendendo novas empresas e indústrias da região, que não tinham credenciamento para os hospitais em Belo Horizonte”, afirma Renata. 

Mais de 900 mil atendimentos

Desde a inauguração, o Mater Dei Betim-Contagem, teve em sua estrutura mais de 900 mil atendimentos, dentre cirurgias, procedimentos, consultas e internações. Somente no pronto-socorro com atendimento adulto e pediátrico, foram mais de 425 mil entradas registradas até dezembro de 2023.

Os números mostram que a unidade possui um grande fluxo de pessoas e o percentual de cirurgias cresceu 319% de 2019, para 2023. “A cada mês conseguimos ver como o hospital é relevante, como cresce em termos de atendimento, é uma nova via de excelência assistencial para essa região. É importante destacar ainda que o Mater Dei Betim-Contagem trouxe um grande número de médicos para se unir à Rede Mater Dei”, resume José Henrique. 

O hospital está ligado às outras unidades da Rede Mater Dei de Saúde, onde existem importantes lideranças corporativas que prestaram todo o suporte nesses cinco anos para que o Mater Dei Betim-Contagem chegasse ao patamar atual. “Destaco o papel do Dr. André Soares, que foi durante muito tempo o diretor da unidade e atualmente é diretor operacional da Rede, trabalhou incessantemente para o sucesso do hospital, juntamente com a gerência de enfermagem e de operações”, conclui.

Para os próximos anos, José Henrique destaca a possibilidade de realizar investimentos para expandir as operações e o número de atendimentos. “Estamos investindo nos serviços internos do hospital, para melhorar e crescer as unidades de internação, visto que ainda temos leitos para serem abertos”, finaliza.