• novembro 22, 2023
  • 3 minutos

Lula vê como “sustentáveis” medidas para repactuar dívida de Minas com a União, afirma Pacheco

Lula vê como “sustentáveis” medidas para repactuar dívida de Minas com a União, afirma Pacheco

O senador ressaltou que a proposta vai ser entregue também ao governador Romeu Zema, nesta quarta-feira, 22. 

IMG 20231122 WA0000
Lula vê como “sustentáveis” medidas para repactuar dívida de Minas com a União, afirma Pacheco

Nesta terça-feira, 21, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou plausíveis as propostas apresentadas pelo senador para a repactuação da dívida do estado com a União, avaliada em R$ 160 bilhões.

De acordo com Pacheco, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ficou responsável por analisar a viabilidade das medidas.

“O presidente Lula ouviu muito atentamente a nossa exposição relativamente às alternativas que nós temos e considerou todas as propostas sustentáveis e possíveis. Obviamente que não fechou questão porque isso depende de uma análise técnica dos setores próprios, inclusive do ministério da Fazenda e do Tesouro Nacional. E depende, obviamente, também da concordância do governo do estado, que é a parte legítima para poder tratar disso”, afirmou Pacheco.

A reunião, no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente Lula, o ministro Fernando Haddad (Fazenda), o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), além do ministro Rui Costa (Casa Civil), e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite.

O senador Pacheco ressaltou que a proposta vai ser entregue também ao governador Romeu Zema, nesta quarta-feira, 22.

Rodrigo Pacheco ressaltou que trabalha nesta união de esforços por meio de “premissas técnicas sustentáveis” e conta com a contribuição dos participantes. “Espero que haja a colaboração do governo federal e a sensibilidade do governo do estado, para a solução definitiva desse assunto”, declarou.

Segundo o senador, a proposta apresentada para repactuar a dívida demandará a aprovação de leis no Congresso Nacional e no legislativo do estado. “A partir do momento que houver boa vontade do governo do estado, do governo federal, do Congresso Nacional, e da Assembleia Legislativa de Minas e dos outros estados que interessem, eu considero que nós temos um bom caminho para o equacionamento desse problema”, disse.

O presidente do Senado destacou ainda que uma das medidas propostas segue a lógica de programas de repactuação de dívidas já utilizados pela União. “Assim como há equacionamento da dívida de contribuintes de um modo geral, através de programas como o REFIS, transação tributária, o próprio projeto do CARF agora, cujo objetivo do Estado brasileiro é fazer recuperar as empresas de contribuintes, a mesma lógica deve ser feita aos estados, considerando que somos uma federação”, frisou.