• dezembro 1, 2023
  • 3 minutos

Mano Down: Dia de Doar ajuda instituto a ampliar atendimento

Mano Down: Dia de Doar ajuda instituto a ampliar atendimento

Campanha mundial conta com a presença do artista Dudu Nobre; objetivo é zerar fila de espera para bebês e crianças com a síndrome

WhatsApp Image 2023 12 01 at 18 23 42
WhatsApp Image 2023 12 01 at 18 23 42

O Instituto Mano Down participou da campanha mundial do Dia de Doar realizada, em 28 de novembro, para ampliar a capacidade de atendimento e zerar a fila de espera de bebês e crianças com síndrome de Down. Para alcançar a meta de arrecadar R$ 100 mil, a instituição social que atende mais de 900 famílias de pessoas com deficiência intelectual, contou com o apoio de artistas e influenciadores digitais, como Dudu Nobre e Jakelyne Oliveira, além de campanha na internet e uma blitz de conscientização com a população realizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

O Dia de Doar é uma campanha mundial que acontece anualmente com o objetivo de promover a cultura de doação, mobilizando pessoas e empresas para incentivar a solidariedade e generosidade. O movimento mundial, chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação), foi iniciado nos Estados Unidos, em 2012, e é realizado sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.

No Brasil, a campanha aconteceu pela primeira vez em 2013, e agora o movimento é liderado pela ABCR – Associação Brasileira de Captação de Recursos, fazendo parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, ainda conta com a parceria do Instituto Mol.

Números grandiosos

Na última edição, mais de 28 milhões de pessoas participaram das ações, que aconteceram em 72 cidades de todas as regiões do país e arrecadaram mais de 4,5 milhões de reais em doações. De acordo com Leonardo Gontijo, presidente e fundador do Mano Down, o Instituto sempre aderiu à campanha, por entender a importância do movimento para estimular a cultura de doação e movimentar a sociedade para contribuir de forma ativa com a organizações sociais.

“A nossa expectativa com essa campanha mundial é muito positiva. Estamos mobilizando empresas, famílias, embaixadores, influenciadores e pessoas envolvidas com a nossa causa para que participem e nos apoiem”, explica.

“Doar é um ato de amor. E a nossa meta é zerar a fila de espera de atendimentos para bebês e crianças. A intervenção precoce de saúde- com diversos tipos de terapias; é muito importante para o desenvolvimento motor, cognitivo, de comunicação e autonomia. E é fundamental que seja oferecida de forma precoce, em virtude da janela de desenvolvimento que vai de zero a três anos e na primeira infância. Por isso contamos com todos nessa campanha”, enfatiza.

Para mais informações: www.manodown.com.br / Instagram @institutomanodown