• abril 4, 2024
  • 3 minutos

Minas registra saldo positivo de geração de emprego pelos pequenos negócios em fevereiro

Minas registra saldo positivo de geração de emprego pelos pequenos negócios em fevereiro

Destaque fica para empreendimentos de Educação Infantil – Creche

modern equipped computer lab
Minas registra saldo positivo de geração de emprego pelos pequenos negócios em fevereiro (Foto: Freepik)

As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de Minas Gerais geraram um saldo de 21.104 novos postos de emprego em fevereiro, o que representa 61,6% do saldo total para o Estado. O número é resultado da diferença entre 146.075 admissões e 124.971 desligamentos registrados no período, de acordo com levantamento do Sebrae Minas, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)(Caged).

Leia mais: 

CCBB BH foi o museu mais visitado da América Latina em 2023

Minas Gerais ocupou a 2ª posição de saldo gerado pelas MPEs, dentre as Unidades da Federação. Em relação ao mês de janeiro, houve aumento de mais de 160%. E comparado ao mesmo período do ano anterior, teve decréscimo de 17%. O setor de Serviços se destacou como o maior gerador de empregos, com saldo de 11.512 novas vagas. Em seguida, os setores da Agropecuária (4.022) e da Indústria da Transformação (2.559).

“Pelo segundo mês consecutivo, o setor de Serviços é destaque na geração de empregos. Isso reforça a importância do segmento para a economia e a contribuição para o desenvolvimento econômico local e estadual”, avalia o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Dentre as regionais do estado, a de melhor resultado gerado pelas MPEs foi a Centro e a de menor resultado foi a Jequitinhonha e Mucuri. Belo Horizonte foi o município mineiro com melhor resultado: 3.429 novos postos de trabalho. Já Barbacena apresentou saldo de -127.

Em relação às atividades econômicas específicas, destacam-se a Educação Infantil – Creche, com um saldo positivo de 1.612 vagas; Construção de Edifícios, 1.194 vagas; e cultivo de alho, 1.099 novos postos.