- Cultura
- maio 20, 2025
- 4 minutos
Noite Mineira de Museus tem inscrições até domingo

Próxima edição do programa acontece no dia 12 de junho em diversas regiões do estado

Foto/Omar Freire
Estão abertas as inscrições para a 11ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas (NMMB), que será realizada em 12 de junho, data do Dia dos Namorados. Gestores culturais de todo o estado têm até o próximo domingo (25) para cadastrar seus equipamentos na programação, por meio do formulário disponibilizado neste link.
A participação das cidades traz visibilidade para os museus e bibliotecas locais, gerando engajamento comunitário, promoção do turismo cultural e fortalecimento das identidades locais.
Além disso, dependendo da atividade a ser realizada, ela pode ser apresentada na Declaração de Acervos Culturais como democratização do acesso.
Noite Mineira de Museus
A NMMB é um conjunto de eventos culturais realizados em diversos municípios de Minas Gerais com o objetivo de ampliar o horário de funcionamento de museus e bibliotecas uma vez a cada dois meses.
Durante o período noturno, esses espaços oferecem ao público uma programação cultural gratuita e diversificada, que pode incluir exposições, saraus literários, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atividades.
A iniciativa busca valorizar os museus e bibliotecas como espaços de conhecimento, memória e identidade, promovendo o engajamento da comunidade e a ampliação do acesso à cultura de forma inclusiva e democrática.
Palácio das Artes com visita guiada
No último sábado (17), o Palácio das Artes deu início a uma nova modalidade de visitas guiadas, agora abertas ao público geral.
A proposta, chamada Visita Patrimonial, será realizada quinzenalmente aos sábados, mediante inscrição prévia pelo e-mail [email protected].
A iniciativa integra o AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
O itinerário explora a história, os bastidores e os espaços icônicos do maior centro cultural de Minas Gerais, tombado como Patrimônio Histórico.
“O Palácio das Artes é um centro cultural vivo, pulsante, potente e profundamente democrático. Esta casa simboliza o compromisso de Minas Gerais com o acesso amplo, plural e inclusivo à cultura. Com as visitas guiadas, reafirmamos essa missão”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.