• junho 30, 2023
  • 6 minutos

Nova Lima anuncia oito projetos de obras para melhorarem a mobilidade em diversas regiões

Nova Lima anuncia oito projetos de obras para melhorarem a mobilidade em diversas regiões

Alça de acesso da MG-030 à BR-356, no sentido Rio de Janeiro e requalificação da avenida Oscar Niemeyer estão entre as propostas da prefeitura municipal.

 Obras no Vila da Serra incluem uma alça para criar um acesso da MG-030 à BR-356, no sentido Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação CC / PNL)

Oito grandes projetos estão em desenvolvimento pela Prefeitura de Nova Lima, com o objetivo de melhorar a mobilidade em diversas regiões da cidade. Eles se encontram em diferentes estágios, mas todos foram pensados de maneira integrada, a fim de solucionar antigos gargalos em diferentes trechos e ampliar as possibilidades para o município

Segundo a prefeitura, o objetivo das ações também é preparar a cidade para o futuro, principalmente para o fluxo de veículos e pedestres. Isso porque há expectativa de aumento de volume de ambos nos próximos anos.

Atualmente Nova Lima tem apenas uma saída pavimentada para a capital, a MG-030. O plano corrige essa situação, criando outros acessos asfaltados, ao desafogar a MG-030.

Além disso, cada proposta tem objetivos específicos, que trazem também ganhos regionais de mobilidade.

Uma a Uma

(Foto: Divulgação CC / PNL)

Uma das propostas é a pavimentação e melhorias na estrada Nova Lima – Sabará (MG-437), que hoje é um acesso por terra. A obra já está em andamento, tem previsão de ficar pronta em 2024 e foi viabilizada graças a um convênio de cooperação técnica e financeira celebrado entre o Município de Nova Lima e o Governo de Minas Gerais.

Outro projeto é na avenida de Integração Jardim da Torre, uma solução viária que desafoga o trânsito na MG-030, e que já está prevista no plano diretor de 2007. Trata-se de uma via já existente. A via vai conectar a MG-030, na altura do condomínio Ville de Montagne (logo após o posto da PRF) ao bairro Jardim da Torre (próximo à Fundação Torino e ao Belvedere). A previsão é que a licitação seja publicada em julho, e que o processo dure 90 dias. A obra deve ser concluída dez meses após o início.

Há ainda a avenida de Integração Rio de Peixe. Segundo a prefeitura é a mais complexa das obras, já que são quase 25 quilômetros de estrada, que fará a ligação direta da região nordeste (bairro Honório Bicalho) à região noroeste (Miguelão e Jardim Canadá). A expectativa é que a via fique pronta em até 12 meses. São 120 dias de licitação e cerca de 24 meses de execução.

(Foto: Divulgação CC / PNL)

A avenida Florença Perimetral Jardim Canadá também está nos planos e fará o contorno do bairro Jardim Canadá, ao aliviar o trânsito de caminhões pesados no acesso direto ao bairro. No projeto, a avenida tem um traçado de seis quilômetros, com dois viadutos. O trecho também cria melhores condições de mobilidade para o transporte de cargas. O projeto deve ser concluído em junho de 2023, e a licitação iniciada em julho de 2023.

O projeto da avenida Parque de ligação Centro que cria um acesso mais rápido da rodoviária à praça do mineiro é outra obra prevista. Promete desafogar o trânsito na Santa Cruz e outras vias centrais. Ao todo são dois quilômetros e contempla ainda uma ciclovia e um parque linear ao margear a via. A área está em processo de tombamento estadual pelo Iepha, e o poder público municipal aguarda as diretrizes estabelecidas no tombamento para seguir com o projeto.

A prefeitura de Nova Lima anuncia ainda a requalificação da MG-030 da Alameda Oscar Niemeyer ao Serena Mall. É um projeto de adequação do trecho, que tanto precisa continuar sendo um local de trânsito fluido para os veículos que trafegam pela estrada, quanto precisa ser adaptado para atender com segurança as novas demandas de diversos serviços. A ideia é que os pedestres possam caminhar com segurança no trecho. O projeto deve ser concluído em julho, e o início da contratação está previsto para agosto.

O Vila da Serra também vai receber diversas obras. São quatro principais intervenções: duplicação da alça de acesso da BR-356 para a MG-030, trecho já existente; melhoria do trevo do BH Shopping; alargamento do viaduto da antiga ponte ferroviária; alça tipo “ferradura” a ser construída após o limite da trincheira de Nova Lima e Belo Horizonte, de modo a criar um acesso da MG-030 à BR-356.

A duplicação da MG-030 também faz parte dos planos da PNL, considerado um dos maiores desafios, mas também parte fundamental das soluções de mobilidade. As obras começaram a ser feitas, mas houve problemas agravados com o período de chuvas e a falta de estudos geotécnicos. Será lançado um novo edital para que a obra seja feita em 10 meses.

Divulgação CC / PNL

Obras no Vila da Serra incluem uma alça para criar um acesso da MG-030 à BR-356, no sentido Rio de Janeiro

A avenida Oscar Niemeyer será requalificada

O Jardim Canadá terá um trecho para criar melhores condições de mobilidade para o transporte de cargas

A duplicação da MG 030 será retomada