• fevereiro 17, 2024
  • 7 minutos

Nova Lima e seus 323 anos

Nova Lima e seus 323 anos

Avanços na área da saúde, educação e segurança marcam a trajetória bem-sucedida do município que atrai cada vez mais investimentos   

Foto Bicame Prefeitura de Nova Lima Lucas Mendes
Nova Lima e seus 323 anos (Foto: Bicame Prefeitura de Nova Lima Lucas Mendes)

A cidade de Nova Lima está distante apenas 22 quilômetros de Belo Horizonte e tem hoje 111 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. Em seus três séculos de existência, o município tem estado em evidência pela alta qualidade de vida e por ser tão próxima à capital mineira. E muitos são os avanços. Na área da segurança, o município inaugurou, no ano passado, o Centro Integrado de Ações Preventivas (CIAP) elevando significativamente o nível de segurança em toda a cidade. O local conta com um amplo sistema de monitoramento por vídeo que funciona 24h, com apoio, atualmente, de mais de 420 câmeras de alta definição, que foram instaladas em vários bairros da cidade. O sistema ainda está em expansão e, após a conclusão, serão mais de 500 câmeras.

Outro ponto a se destacar é a redução de crimes violentos. Um levantamento feito pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, em 2023, apontou que Nova Lima ocupa o primeiro lugar geral no ranking no Estado. É uma redução de quase 50% das ocorrências criminais e uma queda de 25% em homicídios.

“É a segurança de Nova Lima em outro nível, e quem ganha é a população de todas as regiões. Experiências de municípios que aderiram a sistemas similares mostram queda significativa na incidência de crimes e aumento da sensação de segurança por parte da população. Além disso, essas ações reforçam os pilares de inovação e integração do nosso governo”, disse o prefeito de Nova Lima João Marcelo Dieguez em artigo publicado no jornal O Tempo, em março de 2023.

Vila da Serra é hoje um importante polo de saúde

Com vários hospitais, clínicas e laboratórios a região tem atraído diversos grupos de medicina

A região do Vila da Serra, em Nova Lima, é conhecida por concentrar diversos hospitais e clínicas de alta qualidade. Essa concentração de instituições de saúde contribui para o desenvolvimento da área como um polo médico, oferecendo serviços especializados e atendimento de excelência. 

Além de ser há bastante tempo a “menina-dos-olhos” do mercado imobiliário de alto padrão da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o bairro Vila da Serra tem atraído investidores do ramo de saúde. Alguns hospitais como o Biocor, o Hospital Vila da Serra, Hospital de Olhos dr. Ricardo Guimarães atestam a alta qualidade dos serviços médicos na região.

O Hospital Biocor foi um dos pioneiros da região e está localizado na Alameda Oscar Niemeyer. Fundado em 1985, pelo cirurgião cardiovascular e torácico Mario Osvaldo Vrandecic, é considerado um hospital geral e um centro de excelência em ensino, pesquisa, desenvolvimento técnico-científico com procedimentos inovadores, sendo uma Instituição de referência em alta complexidade, reconhecida nacional e internacionalmente.

Quem também está há 40 anos na região é o Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães (HOlhos), referência em tratamento de visão. O HOlhos é pioneiro na cirurgia refrativa para correção de miopia, astigmatismo, presbiopia e hipermetropia, tornando-se uma referência mundial em cirurgia de catarata. É também reconhecido nacionalmente nos tratamentos de glaucoma, retina, transplante de córnea e plástica ocular.

Mater Dei e Cancer Center

Outro grande grupo de medicina que irá abrir sua primeira unidade em Nova Lima é a Rede Mater Dei. Em entrevista ao CIDADE CONECTA, o diretor-presidente da Rede Mater Dei, José Henrique Salvador, anunciou que o novo hospital do grupo terá 120 leitos de diversas especialidades, um centro cirúrgico completo, avançado e muito tecnológico. “Será um hospital de altíssima qualidade, com uma estrutura super diferenciada em termos de acomodações, de fluxos. Ele terá três andares de escadas rolantes para poder facilitar o deslocamento das pessoas. Uma área de ambulatório também diferenciada, porque também teremos uma parceria muito forte com o corpo clínico”, disse.

Além do Hospital Vila da Serra, que faz parte do Grupo Oncoclínicas &Co, a região conta  também com o primeiro Cancer Center do Brasil em parceria colaborativa com o Dana-Farber Cancer Institute, hospital de ensino afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard e uma das principais instituições de tratamento do câncer e pesquisa oncológica do mundo. Essa parceria foi anunciada em outubro de 2023 pelo CEO e fundador do grupo Bruno Ferrari.

Atendimento emergencial ganha reforço

 Devido à sua proximidade com a BR-040, o município tem focado suas ações na área da saúde na implementação de bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em novembro de 2023, foi a vez da Região Noroeste ganhar também uma base do Samu. A cidade já possuía duas localizadas na sede. 

Apesar de realizar ações em todas as regiões, a presença nessa área desempenha um papel importante, oferecendo atendimento mais rápido e eficiente em situações de emergência, sobretudo pela proximidade à BR-040. O Samu da Noroeste está localizado no Complexo de Saúde do Jardim Canadá, localizado na rua Vancouver, 225.

Nova Lima conta também com uma Unidade de Suporte Avançado do Samu. A unidade é uma espécie de UTI móvel que possui equipamentos como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, medicações específicas (como trombolíticos essenciais para pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio, adrenalina utilizada em PCR, entre outros).