• abril 12, 2024
  • 6 minutos

Estação Honório Bicalho: Nova Lima inicia obras de revitalização

Estação Honório Bicalho: Nova Lima inicia obras de revitalização

A Prefeitura de Nova Lima iniciou nesta quinta-feira (11) a construção da nova Estação Honório Bicalho; obra busca resgatar a essência e a originalidade da antiga estação ferroviária construída em 1890

 

Prefeito de Nova Lima João Marcelo Dieguez
O prefeito de Nova Lima João Marcelo Dieguez celebra o início da construção da nova estação Honório Bicalho (Foto: Divulgação/PNL)
Com uma área total de 2.539,53m² e com um investimento que ultrapassa de R$ 5 milhões, o projeto não se limita apenas à cobertura do prédio da estação, mas incorpora uma visão abrangente para revitalizar a área e contribuir para o desenvolvimento regional.
O prédio principal da nova Estação abrigará a Regional Nordeste, oferecendo espaço para recepção, administração e um auditório com capacidade para até 24 pessoas.
Além disso, um anexo será dedicado à criação do Centro de Referência e Atendimento ao Turista (CRAT), destinado a fornecer informações e assistência aos visitantes e turistas. O local também contará com uma praça, estacionamento, conjunto paisagístico e playground.

 

Com uma abordagem especial na valorização histórica e cultural, esta iniciativa não apenas resgata o patrimônio local, mas também fortalece os laços comunitários, proporcionando um sentimento de pertencimento daqueles que vivem no entorno da estação.

 

 

Mais do que uma simples obra de construção, o novo espaço representa o início de uma nova era para uma região, marcada pela união entre passado, presente e futuro.

 

 

HBicalhoNLima
Maquete da nova estação Honório Bicalho (Foto: Divulgação/Prefeitura NL)

Conheça a história da estação

 

 

No século passado, todo o ouro extraído em Nova Lima foi embarcado na antiga estação. Ainda durante o império, em 1881, começou a ser implantado o “Plano Bicalho” que, por meio de ferrovias e trechos navegáveis ​​dos rios, criava uma rede de transporte integrando todas as regiões do país.

 

 

Começou então a ser construída a estrada de ferro Dom Pedro II. Em 1890, já na república e com a ferrovia rebatizada de “Estrada de Ferro Central do Brasil”, foi inaugurada a “Estação do Trem em Barra do Ribeirão dos Macacos”. Para homenagear o engenheiro civil que planejou e construiu a ferrovia, passou a se chamar Honório Bicalho.

Leia mais