• outubro 27, 2023
  • 4 minutos

Prefeitura recebe propostas para licitação de reforma da Praça do Papa

Prefeitura recebe propostas para licitação de reforma da Praça do Papa

Intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, denominado “Centro de Todo Mundo”, lançado em março deste ano

WhatsApp Image 2023 10 27 at 17 16 58
Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras (FOTO / Divulgação CC / PBH)

Até o dia 14 de novembro a Prefeitura de Belo Horizonte vai receber as propostas de interessados em participar da licitação para obra de reforma e revitalização da Praça Governador Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras.

Podem participar do edital, publicado nesta semana no Diário Oficial do Município (DOM), pessoas físicas e jurídicas, brasileiras ou estrangeiras. As propostas serão recebidas, exclusivamente por meio eletrônico, até às 13h59, do dia informado e as informações estão no site da PBH.

Segundo a prefeitura, as intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, “Centro de Todo Mundo”, lançado em março deste ano pelo prefeito Fuad Noman, que tem entre os objetivos, qualificar a região central da capital, a fim de aumentar as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.

No local, será feita a reconstrução do piso, que deve seguir o mesmo desenho e cores do original; incorporação da rua entre a parte de cima e a de baixo, que abrigará novos brinquedos e equipamentos de ginástica; reforma do paisagismo, com irrigação automática e replantio de toda grama da porção inferior; inclusão de lixeiras, revitalização dos bancos e escadas, modernização da iluminação, dentre outras melhorias. O prazo para conclusão da reforma é de 360 dias, contados da data de emissão da Ordem de Serviço.

O valor teto previsto na licitação para a realização das melhorias é de R$ R$ 11.927.585,77, proveniente do financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e do próprio município, por meio dos Recursos Ordinários do Tesouro (ROT).

PONTO TURÍSTICO: Praça do Papa

A Praça Governador Israel Pinheiro é conhecida como Praça do Papa em homenagem ao Papa João Paulo II, que visitou a cidade em 1980.

A praça é muito utilizada pelos moradores locais para caminhadas, piqueniques, eventos e prática de esportes ao ar livre, como futebol e vôlei. É também um lugar popular para turistas que visitam a cidade. É um ponto de referência importante em Belo Horizonte, e um ótimo lugar para desfrutar da vista panorâmica da cidade e relaxar em meio à natureza.

No espaço localiza-se um monumento à paz composto por uma escultura de 24 metros de altura, com 10 metros de face e 2 metros de largura, feito em três chapas de aço, sendo duas delas em forma triangular e a terceira como retângulo, pesando 92 toneladas. É de autoria do artista plástico Ricardo Carvão e considerada uma de suas obras mais icônicas.

Na simbologia a parte superior, que aponta para o alto representa a fé em Deus e a parte inferior a bênção de Deus; a paz celestial e equilíbrio entre a fé e a bênção seria representada pela parte que divide os dois lados.