- Cultura
- março 31, 2025
- 9 minutos
Cinema tem projeto para curso de formação audiovisual com inscrições gratuitas

Segunda edição da SemanaLab – Eixo formativo da Semana de Cinema Negro é destinada a interessados a trabalhar o viés estético e distribuição de filmes

Estão abertas até dia 11 de abril, e de forma gratuita e com vagas limitadas, as inscrições para a SemanaLab – eixo formativo da Semana de Cinema Negro – destinada às pessoas com interesse em diversas áreas da produção audiovisual. Neste ano, a proposta é trabalhar o viés estético e também da distribuição de filmes, área ainda pouco explorada por realizadores em início de carreira.
São sete eixos formativos e as aulas acontecem de 14 a 19 de abril de 2025, no Instituto Cervantes. O edital com informações completas está no mesmo link de inscrições. Todas as masterclass contam com intérprete de Libras.
Novas linguagens do cinema
Em sua segunda edição, a SemanaLab é um espaço de formação audiovisual e laboratório de desenvolvimento que considera toda a cadeia de produção e distribuição dos filmes, que estimula novas linguagens narrativas, experimentos criativos e diversifica a cinematografia nacional.
O objetivo é ampliar os conhecimentos do público interessado em produzir cinema e que os realizadores e os projetos saiam capacitados para captar recursos, e que os filmes possam inovar em suas produções.
Espaço formativo do cinema
A Semanalab tem a produtora criativa e executiva de projetos de cinema independente Fernanda Vidigal como co-realizadora. Ela explica que a iniciativa surge da necessidade de ter em Belo Horizonte um espaço formativo para realizadores que iniciam seus projetos audiovisuais para que saiam desse laboratório fortalecidos para captar recursos nas Leis Municipais, Estaduais e Federais, assim como em fundos internacionais.
“Queremos que Belo Horizonte seja o polo do cinema negro do País, assim como já vem sendo reconhecida através de produtoras como Filmes de Plástico (indicada ao Oscar com o filme Marte Um), Semana de Cinema Negro de BH e agora com a SemanaLab”, ressalta.
Programação das aulas
- 14/4, 19h às 21h – Masterclass “Produção de Impacto: filmes como ferramenta de transformação social”, por Rayanne Layssa, curadora e produtora de impacto da distribuidora Descoloniza Filmes
Ementa: Os filmes e séries de impacto são aqueles que apontam causas urgentes, que retratam situações que precisam ser destacadas, que ampliam o nosso olhar para temas sensíveis e que, sobretudo, promovem um mundo mais justo, solidário, sustentável e plural. Esta masterclass abordará possibilidades temáticas, de financiamento e distribuição para filmes e séries de impacto.
- 15/4, 19h às 21h – Masterclass “Processos Criativos da Direção de Arte”, por Jéssica Senra, fotógrafa e diretora de arte e criativa
Ementa: A direção de arte está em todos seus processos de criação, desde a leitura do roteiro onde pensa em “vestir” uma cena à finalização da obra. Entenda algumas especificidades da linguagem cinematográfica e a primordial função da direção de arte ao fazer escolhas para se desenvolver uma narrativa. Nesta masterclass, serão abordados temas como pesquisa, composição, produção de objetos e cenotécnica.
- 16/4, 19h às 21h – Masterclass Prática “Maquiagem de Efeito”, por Abigail Marianno, maquiadora e caracterizadora
Ementa: A masterclass tem como objetivo iniciar os participantes no universo da caracterização, por meio das técnicas e práticas de maquiagem e dos efeitos mais utilizados em produções cinematográficas, como machucados e envelhecimento. Os participantes aprenderão sobre uso de técnicas diferentes e tipos específicos de materiais para se chegar no resultado desejado.
- 17/4, 19h às 21h – Masterclass “Coordenação de Intimidade”, por Maria Campos, preparadora de elenco e coordenadora de intimidade
Ementa: A coordenação de intimidade é uma função que tem ganhado cada vez mais importância em produções cinematográficas e que envolve a preparação de cenas de nudez ou interações íntimas. Estes profissionais são responsáveis por “coreografar” as cenas, definir limites e zelar pela segurança e bem-estar de todos os envolvidos. Esta masterclass busca conscientizar a importância de se ter em set pessoas preparadas para cenas delicadas.
- 18/4, 14h às 17h – Masterclass “O que faz um agregador digital”?, por Igor Kupstas, diretor da O2 Play, distribuidora de filmes e séries
Ementa: Na era digital, muito se consome conteúdos pelos streamings, mas para que um filme possa chegar nessas plataformas, há empresas responsáveis por conectar os distribuidores e produtores a estes agentes. Além disso, os filmes precisam passar por um processo de codificação e padronização rigoroso. Esta masterclass tem como objetivo explicar passo-a-passo que faz um agregador digital.
- 18/4, 18h às 21h – Masterclass “O papel do agente de vendas na projeção de um filme”, por Lidia Damatto, agente de vendas da empresa More Than Films
Ementa: Um agente de vendas trabalha na venda dos filmes internacionalmente, e contacta com distribuidoras, canais e streaming para que o filme possa circular internacionalmente. É uma ponte entre os produtores e outros pilares da cadeia de circulação de um filme. Nesta masterclass serão compartilhados os conhecimentos de uma agente de vendas que atua no mercado, demonstrando prós e contras e quando vale a pena procurar este profissional para um filme.
- 19/4, 9h às 12h – Masterclass Internacional “Desenho de Audiência e Formação de Público, um estudo de caso do Festival Bogoshorts (Colômbia)”, por Jaime E. Manrique, diretor do Bogoshorts
Ementa: Um filme é feito para que possa ser visto. Mas com as multitelas, algoritmos e tantos estímulos, está cada vez mais difícil ter a atenção dos espectadores, principalmente nas salas de cinema. Esta masterclass visa discutir as possibilidades de trabalhar na formação de público e como fazer um desenho de audiência para que o seu filme alcance o público desejado de forma orgânica, através do compartilhamento da experiência do diretor do Festival de Curtas-metragens Bogoshorts. *Masterclass em espanhol com tradução consecutiva para o português.
- 19/4, 14h – 16h – Apresentação Oral dos projetos selecionados para a consultoria no Laboratório de Formação. A atividade é aberta a todos.
Projetos selecionados
Além das aulas magnas, neste mês de abril também acontecem as consultorias gratuitas para oito projetos selecionados. Os trabalhos inscritos recebem assessorias individuais e coletivas com três especialistas. Veja quais:
- Abá e a Ginga do Vento, curta-metragem, ficção, animação
Direção: Natalie Matos
Produção: Gabriela Souza Matos
- Caminhos do Carnaval, curta-metragem, ficção
Direção: Josiane Santos
Produção: Daniela Cambraia
- Cleo, curta-metragem, ficção
Direção: Esdras Ananias
Produção: Arthur Quadra
- Consciência Abutre, média-metragem, ficção
Direção: João Paulo Freitas
Produção: Davi Cândido
- Legacy, curta-metragem, ficção, animação
Direção: Rafael LaCruz
Produção: Rafael LaCruz
- Onde está enterrado o seu umbigo?, longa-metragem, híbrido
Direção: Nayara Leite
Produção: Mariana Nolaço
Trambiqueiras, curta-metragem, ficção
Direção: Isabella Peci
Produção: Maria Eduarda Rodrigues
- Um Dia Eu Vou Morrer, curta-metragem, híbrido
Direção: Maria Clara dos Santos
Produção: Gabriel Bispo