Projeto inaugura nova rota mais segura e inclusiva para valorizar o ecoturismo na Grande BH

Projeto inaugura nova rota mais segura e inclusiva para valorizar o ecoturismo na Grande BH

Travessia do Lobo faz parte do Trilhas, que conecta caminhos entre a Serra da Calçada à Lagoa dos Ingleses com estrutura acessível e foco na preservação ambiental

Projeto Trilhas
Projeto Trilhas CRÉDITO Frank Bitencourt 2047 (1)

O Projeto Trilhas inaugura oficialmente, no próximo dia 17 de maio, a Travessia do Lobo, nova rota que conecta dois dos principais pontos de ecoturismo da Região Metropolitana de Belo Horizonte: a Serra da Calçada e a Lagoa dos Ingleses. O trajeto, seguro e acessível, margeia a BR-040 e representa o pontapé inicial do Circuito Vale de Trilhas em 2025 — fruto da parceria com a mineradora Vale.

A nova trilha amplia a malha de caminhos revitalizados pelo Projeto Trilhas, que ao longo de uma década já recuperou mais de 150 quilômetros de trilhas em Nova Lima e entorno.

“Essa conexão é estratégica porque substitui um trecho de estrada movimentada por um percurso natural e seguro para ciclistas e caminhantes. Ela liga duas regiões muito frequentadas por praticantes de trekking e mountain bike”, explica o cofundador da iniciativa, Fred Lanna.

A programação de lançamento será aberta ao público e inclui um café da manhã comunitário, às 8h30, nos fundos do posto Curva Retiro. Às 9h, haverá um passeio especial com pessoas com deficiência (PCDs), com apoio de equipamentos adaptados — como cadeiras Julietti, hand bikes e triciclos — e guias treinados. A ação integra o “Trilhas para Todos”, braço inclusivo do projeto criado em março deste ano.

Segundo outro cofundador, Christian Wagner, a Travessia do Lobo é uma trilha democrática: com baixa altimetria e nível técnico intermediário, permite o uso por esportistas de diferentes idades e níveis de preparo. Ela ainda conecta rotas já consolidadas como DH Crazy, Cachorro Lobo, Volta da Lagoa, Milk Shake e Véi Doido, ampliando as opções de circuito para o público.

Projeto Trilhas valoriza e protege a natureza

Criado por Fred Lanna e Christian Wagner, o Projeto Trilhas nasceu com a missão de valorizar e proteger as trilhas da Serra da Calçada e de outras regiões de Nova Lima e Brumadinho, tradicionalmente utilizadas por praticantes de esportes ao ar livre. Desde então, vem combinando ações de mapeamento, sinalização, construção e manutenção de rotas com estratégias de educação ambiental, capacitação e turismo responsável.

“Nosso lema é ‘só preserva quem conhece’. Acreditamos que o uso consciente das trilhas é uma das ferramentas mais eficientes para sua conservação”, afirma Fred.

Graças a esse trabalho contínuo, mais de 380 quilômetros de trilhas já foram reconhecidos oficialmente como patrimônio cultural pelo município de Nova Lima, por meio do Decreto nº 6.773 — marco importante para garantir o acesso e a proteção dessas áreas.

Além da estruturação física, o projeto promove ações sociais com as comunidades do entorno, oferecendo oficinas de manejo de trilhas, cursos para guias locais e atividades de educação ambiental para crianças, como aulas práticas de mountain bike.

A Travessia do Lobo faz parte do Circuito Vale de Trilhas, que visa abrir ao público cerca de 650 quilômetros de trilhas localizadas dentro de áreas da Vale em Nova Lima, Brumadinho, Itabirito e Rio Acima. A proposta é transformar esse extenso território natural em um ativo sustentável, gerando benefícios para o turismo, a economia local e a conservação ambiental.

“Queremos que o esporte e o lazer ao ar livre se tornem parte da rotina das pessoas, respeitando o meio ambiente e promovendo saúde, segurança e qualidade de vida”, afirma Christian Wagner.