• maio 13, 2024
  • 9 minutos

Rio Grande do Sul: Minas se une em solidariedade

Rio Grande do Sul: Minas se une em solidariedade

A tragédia que acomete cidades do Rio Grande Sul desencadeou uma rede de solidariedade; Minas Gerais enviou equipe do Corpo de Bombeiros e policiais penais para auxiliar no resgate e na segurança, além da população que está engajada em arrecadar alimentos e roupas

 

doações RS
Estado e sociedade se unem para ajudar a população das cidades atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul (Foto: Agência Minas)

 

 

A tragédia no Rio Grande do Sul (RS) mostra mais uma vez como o brasileiro é solidário. A ajuda à população do RS vem dos quatro cantos do país. Estados, entidades privadas e a sociedade civil estão unidas em uma rede de solidariedade para arrecadar doações como roupas, alimentos não perecíveis, água potável, além de doações em dinheiro.

 

 

Leia mais:

Degustatividade: Caminhos de Fogo

 

 

Na ação com a maior equipe em missões especiais executada fora de Minas Gerais neste ano, o Corpo de Bombeiros realizou, em apenas uma semana, 1.313 salvamentos de pessoas vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, além do resgate de 22 animais na região.

 

A equipe de 28 bombeiros enviada ao estado gaúcho começou a retornar para Minas Gerais. Mas importante destacar que o efetivo permanece à disposição para novos apoios. Além disso, o governo mineiro segue atuando com auxílio de outros militares, aeronaves e equipes técnicas da Copasa e da Cemig, para o restabelecimento do fornecimento de água e da energia elétrica.

 

O tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros, ressalta que a experiência dos bombeiros mineiros em situações extremas, como os casos das tragédias de Brumadinho e Mariana, além dos apoios internacionais, em missões na Turquia, em Moçambique e no Haiti, ajudam a corporação  a realizar um trabalho ágil e eficiente.

 

 

“Tivemos uma atuação muito intensa  com as equipes 24 horas por dia em campo desempenhando tanto o salvamento de pessoas ilhadas, como a busca e recuperação de vítimas desaparecidas. Encerrado o período de uma semana previamente dimensionado junto às autoridades locais, o CBMMG se coloca à disposição e compreende a necessidade de revezamento com outras corporações”, explica o tenente Barcellos.

 

 

A Polícia Penal do Estado também se junta à rede de solidariedade, apoio e salvamento às vítimas dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas.

 

Neste domingo (12), 30 policiais penais do Comando de Operações Especiais (Cope), do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen), embarcaram para Porto Alegre para apoiar o sistema prisional do estado. A previsão é que a equipe permaneça por pelo menos 15 dias no estado.

 

Com a tragédia, muitos presídios ou penitenciárias estão alagados ou ilhados. A equipe contribuirá para minimizar qualquer sensibilidade na segurança e, também, reforçar o quadro de profissionais dos locais.

 

Vários policiais penais do Rio Grande do Sul também estão há dias dentro das unidades prisionais, por questões logísticas ou para reforço na atividade de custódia. Isso porque, além das dificuldades de entrada e saída dos locais, outros profissionais do sistema prisional perderam suas casas.

 

“Nossa intenção é reforçar a custódia em unidades que precisam de reforço e contribuir com todo o sistema de segurança do Rio Grande do Sul. Estamos enviando uma equipe altamente preparada e extremamente disposta para toda e qualquer ajuda necessária neste momento tão difícil”, destacou o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró.

 

Vale lembrar que o Cope é o grupamento especial da Polícia Penal de Minas responsável por agir em ocorrências de alta complexidade dentro das unidades prisionais, com o objetivo de manutenção da ordem.

 

Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais: solidariedade e ajuda às vítimas do Rio Grande do Sul (Foto: Corpo de Bombeiros)

 

Rio Grande do Sul: mais de 15 toneladas de doações

 

Mais de 15 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul chegaram nos pontos de coleta do BH Airport nos últimos  dias. Passageiros, população no entorno e empresas se mobilizaram e doaram centenas de cestas básicas, milhares de litros de água mineral, roupas, cobertas, materiais de higiene pessoal, fraldas, e material de limpeza.

 

O BH Airport interrompeu provisoriamente o recebimento de doações de itens para concentrar esforços na logística de transporte, que conta com o apoio da Azul Linhas Aéreas e da Tora Soluções Logísticas Integradas.

 

As doações em dinheiro, entretanto, podem continuar: a Azul criou um fundo de arrecadação para ajudar nos custos do transporte terrestre das doações já realizadas e na reconstrução das casas das famílias atingidas.

 

Seguem os dados do fundo criado pela Azul Linhas Aéreas:

Banco Itaú
Ag: 0910
CC: 0099704-8
Associação Voar
CNPJ: 35094152/0001-85

 

Confira locais para doações ao Rio Grande do Sul

Servas

Em parceria com a Defesa Civil de Minas Gerais, o Servas está arrecadando cobertores, água, produtos de higiene e limpeza, além de doações via Pix, pela chave: [email protected].

Endereço: Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários.

Aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

PUC Minas

A PUC Minas por meio da Pastoral Universitária, está realizando campanha para ajudar os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, até o dia sexta-feira (17). A prioridade é para água mineral, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza. Artigos de vestuário não serão recolhidos.

Na PUC Minas Praça da Liberdade as doações deverão ser entregues diretamente na Pastoral da unidade, sala 414 do prédio 3 – PIC.

Endereços:

PUC Minas campus Coração Eucarístico – Av. Trinta e Um de Março – Coração Eucarístico, Belo Horizonte

PUC Minas São Gabriel – Rua Walter Ianni, 255 – São Gabriel, Belo Horizonte

PUC Minas Praça da Liberdade – Av. Brasil, 2023 – Funcionários

PUC Minas Barreiro – Av. Afonso Vaz de Melo, 1200 – Barreiro

PUC Minas Betim – R. do Rosário, 1081 – Angola, Betim

 

Una, Faseh e Uni-BH

A Faseh (Faculdade da Saúde e Ecologia Humana), Faculdade Milton Campos e os Centros Universitários Una e UniBH – instituições de Ensino Superior que integram o ecossistema Ânima – estão realizando a campanha Todos Juntos em prol da população afetada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Os donativos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, na portaria das unidades e serão enviados, por intermédio dos Correios, para as prefeituras das cidades mais atingidas.

Endereços para doações:

Campus Aimorés – Rua dos Aimorés, 1545 – Lourdes

Campus Barreiro – Av. Afonso Vaz de Melo, 465 – Barreiro

Campus Cristiano Machado – Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – Fernão Dias

Campus Liberdade – Rua da Bahia, 1200 – Centro

Campus Linha Verde – Av. Cristiano Machado, 11157 – Vila Suzana

Campus Betim – Rua Milton Campos, 500 – Jardim Alterosa, Betim

Campus Contagem – Rua João Gomes da Silva, 500 – Jardim Riacho das Pedras, Contagem

 

UniBH

Endereço: Avenida Professor Mário Werneck – 1685 – Buritis

 

Faculdade Milton Campos

Rua Senador Milton Campos, 202 – Vila da Serra – Nova Lima

 

Faseh

Endereço: Rua São Paulo, 958 – Parque Alterosa – Vespasiano

 

 

 

Leia mais:

Marcopolo celebra 75 anos