• junho 30, 2023
  • 6 minutos

Rotas para EUA e Caribe marcam retomada das operações internacionais da Azul a partir de Confins

Rotas para EUA e Caribe marcam retomada das operações internacionais da Azul a partir de Confins

Fort Lauderdale e Curaçao são os destinos dos voos com saídas semanais do BH Airport e atendem a um pleito dos mineiros de anos

Executivos da BH Airport, Azul e governo de Minas, durante lançamento dos novos voos internacionais a partir de Confins: aliança para o desenvolvimento do Estado (Foto: CC)

Belo Horizonte acaba de ganhar novas rotas internacionais a partir do Aeroporto Internacional em Confins. A Azul anunciou nesta sexta, 23, o início de voos para Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), e para Curaçao, no Caribe.

Leia mais:

Para os Estados Unidos, são três frequências semanais, com expectativa de 85% de ocupação por trecho, a bordo de uma aeronave Airbus 330, às terças, sextas-feiras e domingo, a partir do BH Airport, às 12h30, com chegada prevista na cidade norte-americana às 20h.

No sentido inverso, os voos acontecem às segundas, quintas-feiras e sábados, com saída de Fort Lauderdale às 20h, com pouso previsto em Belo Horizonte às 5h30. Já para Curaçao, é apenas um voo semanal – aos sábados. Em setembro, a Azul vai lançar outro voo internacional, com saída de Confins, desta vez para Orlando.

“Esses novos voos são uma retomada das operações internacionais que tinham sido interrompidas em 2020, por causa da pandemia. Agora não só voltamos com novos voos, como crescemos as operações internacionais em 20%”, afirma o diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo, que esteve no aeroporto da BH Airport para o lançamento dos novos voos.

A Azul tem três frequências semanais para Fort Lauderdale a partir de Confins (Foto: CC)

Segundo maior hub

O BH Airport é o segundo maior hub da companhia – atrás apenas de Campinas – e recebe clientes de todo o País que desejam se conectar com outras regiões do Brasil e do exterior. Hoje já são 14 cidades atendidas pela companhia em Minas Gerais.

Para o diretor de Operações do BH Airport, Herlichy Bastos, a retomada da rota direta para os Estados Unidos é um desejo antigo dos mineiros e havia sido interrompida há três anos.

“Além de oferecer mais uma opção para quem deseja viajar para o País, essa rota direta facilita o acesso a destinos turísticos em Minas Gerais, estimula o comércio, os investimentos e fortalece parcerias estratégicas. Essa conquista representa um marco importante para a internacionalização do Estado”, acrescenta.

Apoio oficial

O governador de Minas, Romeu Zema, não esteve ao evento em Confins. Mas declarou, através de comunicado, que esses novos voos não de encontro à política estadual para impulsionar conexões aéreas regionais, nacionais e internacionais por meio do fortalecimento do hub aéreo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, após negociar com as empresas.

“Sabemos a importância de se estar conectado. A chegada desse novo voo direto representa facilidade logística para os turistas e, também, para quem deseja fazer negócios, potencializando a geração de emprego e renda”, avalia.

O governo de Minas, aliás, participa ativamente na negociação para a atração de novas operações aéreas, sobretudo as internacionais, para o Estado. O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, salienta que a nova rota alavanca a possibilidade de atrair novos investimentos, bem como impulsionar os já existentes em Minas Gerais.

“Isso tudo colabora para tornar o estado cada dia mais aberto, oferecendo uma melhor logística para os negócios. Além disso, também é um passo importante para o fomento ao turismo, já que aproxima e evidencia todo o potencial mineiro e aquece a economia”, acrescenta o secretário.

Curiosidades sobre Fort Lauderdale

  • Chamada de Veneza das Américas;
  • Conta com 37 quilômetros de praias paradisíacas, que cobre oito cidades litorâneas;
  • Próxima a Miami e tem uma vida cultural agitada, com boa gastronomia e um clima excelente durante todo o ano;
  • Região tem 70% da população composta por latinos, como porto-riquenhos, brasileiros, mexicanos e cubanos;
  • Outros atrativos: navegação pelo rio de grama nos Everglades para ver jacarés, maior jardim de borboletas e aviário de beija-flores no Butterfly World, museus, festivais de música.

Banner anuncia a novidade no BH Airport: de Uai para Why (Foto: CC)

https://video.wixstatic.com/video/3f5e09_0ed71b302d0c4746b9789021351e4e6e/720p/mp4/file.mp4