• novembro 24, 2023
  • 4 minutos

Silverado já nasce pronta para o agro

Silverado já nasce pronta para o agro

Robusta e imponente, nova geração da pick-up Chevrolet vem com tecnologias avançadas e motor de 360 cv de potência

WhatsApp Image 2023 11 24 at 19 16 38
Silverado complementa portfólio de pick-ups da Chevrolet vendidas no mercado nacional, que já possui a Montana e a S10 (Foto: Fabio Gonzalez)

Enorme, imponente, bruta por fora. Mas confortável, dócil e tecnológica por dentro. Assim pode-se classificar a nova Silverado, que a Chevrolet acaba de lançar no mercado nacional. Disponível em uma única versão, a High Country, bem completa, custa R$ 519.990,00.

O modelo integra a linha de pick-ups da marca que recentemente renovou a Montana e mantém a S10 sem alterações, mas que até agrada aos clientes cativos. A empresa tem tradição neste tipo de veículo. Informa que dobrou seu volume de vendas entre janeiro e outubro, se comparar com o mesmo período do ano passado, enquanto a categoria de pick-ups premium desponta impulsionada principalmente pela importância do agronegócio.

A previsão é que o mercado de veículos super premium em geral bata recorde este ano e movimente R$ 8 bilhões. E metade deste montante é com pick-ups e o restante repartido entre SUVs, superesportivos e sedãs de luxo.

Esta nova geração da Silverado tem entre como as principais inovações o sistema de gerenciamento para ativação do número de cilindros, que otimiza o consumo de gasolina, e a possibilidade de atualização remota de todos os módulos eletrônicos do veículo. Mas os números informados, segundo o Inmetro, não são tão satisfatórios para bolso: percorre 6 km/l na cidade e 7,2 na estrada pelo padrão do Inmetro.

O porte do veículo também chama a atenção. São 5.915 mm de comprimento, 2.063 mm de largura e 1.945 mm de altura. Sua caçamba tem 1.781 litros, a capacidade de reboque de 4,1 toneladas.

Segundo a GM, a carroceria da pick-up utiliza diferentes materiais, com variações de composição e espessura. Capô, portas e tampa traseira são de alumínio, enquanto a caçamba, por exemplo, tem um piso de aço reforçado.

A Silverado vem equipada com central multimídia Google Built-in, além de alerta de colisão ou atropelamento com frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré, e acionamento elétrico da tampa traseira por controle remoto, inclusive para o fechamento.

O modelo possui de série pneus All Terrain de perfil alto para melhor absorção de impactos e capacidade de tração na terra, amortecedores da marca Rancho, proteção extra sob o assoalho para motor e transmissão, além de assistente eletrônico para declives e uma tela no computador de bordo com informações do ângulo de esterçamento do volante e da inclinação horizontal e vertical da carroceria.

A versão conta com sistema de iluminação inteligente Full LED; grade e frisos cromados, além de elementos como estribo e tampa traseira com acionamento elétrico. As rodas são de 20 polegadas com superfície usinada.

No interior está equipada com ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura, bancos e volante com regulagem elétrica e climatização, sistema de áudio premium Bose e teto solar com cortina que veda completamente a incidência de luz.

Para uma bruta como esta, um motor à altura. Esta Silverado chega sob o capô com um V8 5.3 litros que desenvolve 360 cv de potência e 519 Nm de torque.

A tração distribui a força do motor entre as quatros rodas, de acordo com o tipo de terreno e a condição de carga. O conjunto soma ainda reduzida, diferencial blocante e controle eletrônico de aclive e declive. O condutor pode ainda configurar o mapa de calibração do veículo para diferentes situações: Off-Road, Normal e Esporte.