• setembro 26, 2023
  • 3 minutos

Swimiti: um projeto social e esportivo de alto rendimento

Swimiti: um projeto social e esportivo de alto rendimento

O projeto Swimiti conta hoje com 25 atletas, entre moças e rapazes.

image3
Atletas do Projeto Swimiti seguem conquistando medalhas (Foto: Divulgação Swimiti)

Um projeto focado em treinar jovens atletas de natação, em condições individuais durante a pandemia, o Swimiti foi a solução encontrada para que esses talentos do esporte não fossem prejudicados no desenvolvimento físico e técnico. A iniciativa, que partiu da experiente treinadora Adriana Mitidieri, a princípio, teve todos os custos rateados pelos próprios pais, mas com o passar dos dias viu-se a possibilidade de o projeto crescer e assumir papel relevante na formação e desenvolvimento de nadadores de alto rendimento. Outro aspecto importante inserido ao projeto foi a questão social, com a inclusão de nadadores de todas as classes socioeconômicas, através da lei federal de incentivo ao esporte.

“O projeto visa um grupo coeso de qualidade para brigar por índices e títulos brasileiros e até internacionais”, ressaltou a treinadora no limiar do projeto.

Leia mais

Mercado eleva projeção de crescimento da economia em 2023

O projeto Swimiti passou de pouco mais de dez atletas em 2022 para expressivos 25 atletas, entre moças e rapazes, em 2023, que vêm conquistando troféus e medalhas em todos os campeonatos que disputam, seja mineiro, brasileiro e até sul-americano. Para alcançar este sucesso em tão pouco tempo foi fundamental a entrada do Praia Clube de Uberlândia, que mergulhou de cabeça nessa raia. A adesão incondicional ao projeto por parte dos incentivadores BH Supermercados e AVG Mineradora deu suporte material e emocional que se transforma em resultado. Cada medalha de ouro, prata ou bronze, cada recorde pessoal de cada atleta do Swimiti é comemorada por todos, denotando extraordinário senso de equipe.

“Foi minha primeira competição sul-americana, e eu me senti muito emocionado e feliz em representar o meu país”, Pedro Henrique Medrado, atleta Swimiti, medalhista de ouro e prata em provas individuais, além de duas medalhas de ouro nos revezamentos brasileiros no campeonato Sul-americano juvenil de natação de Buenos Aires/2023.