• março 14, 2024
  • 4 minutos

A medicina e seu papel fundamental na humanidade

A medicina e seu papel fundamental na humanidade

 7 de abril é comemorado o “Dia Mundial da Saúde”, data foi instituída pela OMS

 

Dr. Marco Antonio Soares Reis
O pneumologista Marco Antonio Soares Reais: uma vida dedicada a salvar vidas (Foto: Divulgação CC)

 

 

A profissão de médico é uma das mais antigas da história da humanidade. Historiadores apontam que os primeiros registros de práticas da medicina já aconteciam no Egito Antigo (2.635 a 2.155 a.C). Contudo, foi a partir da identificação dos primeiros sintomas de doenças na Grécia Antiga (1.100 a 146 a.C.) que a medicina se desenvolveu.

 

Leia mais:

Mercantil abrirá mais de 700 vagas para agentes comerciais

 

Foi lá, por exemplo, que nasceu Hipócrates, considerado o “Pai de Medicina”. Ele consolidou a ideia de que a observação dos sintomas do paciente era extremamente importante para curar as doenças. Do surgimento aos dias de hoje, a medicina passou por severas modificações: efeitos da tecnologia na prática médica, achados de novas doenças, melhorias na capacidade diagnóstica, intervenção terapêutica e ainda tratamentos inovadores, todos contribuem com o bem-estar das pessoas que precisam de ajuda, seja em busca da cura ou do conforto.

 

Porém, apesar de tudo isso, o fator humano ainda é o maior influenciador em uma relação entre médico e paciente. Esse fator de enorme importância que conforta os enfermos e suas famílias trazendo-lhes a esperança sem perder a realidade, fazendo o máximo possível, mesmo em uma situação irreversível.

 

O Dia do Médico é comemorado, no Brasil, no dia 18 de outubro, mas a data do Dia Mundial da Saúde nos remete a esses profissionais que dedicam seus dias para salvar vidas. Quem nunca precisou de cuidados médicos ou do uso de medicamentos para recuperar a saúde? Por isso, a figura do médico tornou-se tão importante.

 

Um desses profissionais que merece todo reconhecimento é o Dr. Marco Antônio Soares Reis, um médico diferenciado, formado na UFMG, com conhecimento altamente apurado, de uma inteligência aguçada e um apreço incansável em salvar vidas.

 

Em todas as situações, por mais duras que fossem, com prognósticos difíceis de serem aceitos, sempre foram encarados como desafios por esse profissional, que nunca desistiu um segundo sequer de seus pacientes. E é por toda essa dedicação, que devemos sempre celebrar e enaltecer médicos e todos os profissionais da área da saúde.

 

Dia Mundial da Saúde

 

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, uma data criada com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde. Mas, como surgiu essa data?

 

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

 

De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só por meio do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim por meio de qualidade de vida.