• março 4, 2024
  • 6 minutos

Alessandra Valente Mattar: psicologia positiva e a felicidade

Alessandra Valente Mattar: psicologia positiva e a felicidade

Em suas palestras nas empresas, instituições e grupos de mulheres, a influenciadora e empresária Alessandra Valente Mattar ressalta os momentos mais simples como forma de atingir o bem-estar

IMG 0298
A empresária Alessandra Mattar aplica a Psicologia Positiva em suas palestras: “As nossas escolhas e ações têm impacto na felicidade” (Foto: Leca Novo)

Natural de Belo Horizonte, Alessandra Valente Mattar tem uma jornada sólida como influenciadora na moda de luxo e tem aplicado a Psicologia Positiva em diálogos com executivos nas empresas e em programas de autoconhecimento para mulheres. Com certificação internacional em Psicologia Positiva pelo Wholebeing Institute Brasil, graduada em Administração, ela também dedica tempo desenvolvendo a autoestima com projetos às comunidades LGBTQIAP+ privadas de liberdade, em situação prisional.  A empresária ainda é cofundadora do projeto “Marmitada” que oferece refeições de qualidade a população em situação de rua. Neste bate-papo com o CIDADE CONECTA, Alessandra aborda a questão da felicidade e como essa corrente da psicologia pode auxiliar na saúde mental. 

Leia mais:

Executiva mineira assume presidência do conselho do Ibram

O que é a Psicologia Positiva?

Em linhas gerais, a Psicologia Positiva é o estudo científico “daquilo que faz a vida valer a pena”. Sua abordagem a pensamentos, sentimentos e comportamentos possui foco nas forças desenvolvidas pela pessoa ao invés de focar em suas fraquezas. O objetivo dessa corrente da psicologia é ajudar as pessoas a construírem uma realidade boa para elas mesmas, uma proposta que amplia métodos conhecidos que buscam focar no passado e trabalhar o ressignificado do que é considerado ruim.

Para muitas pessoas o conceito de felicidade muda. Mas, realmente, o que é a felicidade?

O conceito de felicidade se implementa no dia a dia e não escolhe classe social.  O método passa por valorizar o que realmente importa, ter uma vida mais equilibrada, se escutar mais e ter momentos felizes. Essa felicidade de Instagram que todos procuram e sabemos que não existe, tem frustrado muito as pessoas. Essa nova abordagem busca focar nos eventos positivos que influenciam a vida das pessoas, como as experiências simples e de pleno prazer: momentos que inspiram e suscitam o amor; os estados positivos: situações que geram gratidão, reconhecimento, sentimento de resiliência ou compaixão.

É possível o ser humano ter um equilíbrio das emoções?

A felicidade é uma busca pelo equilíbrio das emoções sobre si. Todo ser humano pode chegar a um nível satisfatório com toda certeza. Pode parecer clichê, mas a felicidade está dentro de cada pessoa, naquilo que mais amamos. O importante é vivenciar momentos felizes e estar presente. Momentos como sentir o cheirinho do café, do pão de queijo quentinho, curtir um bate-papo gostoso. E fazer o exercício diário de gratidão, aliás pessoas gratas são mais felizes. Para se ter ideia, apenas 12 segundos, por dia, de exercício para lembrar das coisas simples e gostosas como o cheiro de roupa limpa ou um banho quente, com presença, ajuda a restaurar o cérebro. As nossas escolhas e ações têm impacto na felicidade. Somos orientados ao negativismo. A partir de pesquisas, identificou-se que 40% das nossas escolhas definem a sensação de felicidade. Ou seja, a escolha precisa ser algo indelegável. O ambiente, que na maioria das vezes também é o culpado pelo sentimento de infelicidade, representa apenas 10% da responsabilidade.

A Psicologia Positiva auxilia na autoestima e no controle da ansiedade?

A Psicologia Positiva tem como foco principal incentivar as pessoas a descobrirem e nutrirem suas forças de caráter. Assim, há a necessidade de transformar a perspectiva negativa da vida e seus problemas a partir de uma visão mais otimista. Isso se aplica para todas as situações, especialmente àquelas que envolvam a autoestima e também que geram ansiedade. Em nosso dia a dia, é comum termos experiências e situações de todos os tipos: boas ou ruins. Porém, muitas vezes, parece mais fácil se concentrar nos resultados negativos, ignorando o efeito das coisas boas — que podem servir para remediar as ruins.

Então, o segredo é pensar positivo?

Uma das aplicações da Psicologia Positiva é justamente levar a pessoa a se voltar àquilo que é positivo em sua jornada. Desse modo, é possível trabalhar o bem-estar, desenvolvendo emoções e comportamentos positivos que amenizem (e, no melhor dos casos, mitiguem) sintomas como ansiedade e problemas de autoestima.