- agosto 8, 2023
- 5 minutos
Avanços clínicos e integração multidisciplinar são temas de encontro de reumatologia

XIV Jornada Mineira de Reumatologia 2023 em BH tem programação voltada para diversas especialidades

A Sociedade Mineira de Reumatologia Belo Horizonte promove Jornada Mineira de Reumatologia de 17 a 19 de agosto de 2023 e promete que o evento será um marco na área médica. Especialistas de diversos segmentos da saúde estarão na Associação Médica de Minas Gerais, a fim de proporcionar uma importante interação multidisciplinar.
O objetivo da jornada é impulsionar a prática clínica e promover uma abordagem holística no tratamento de pacientes reumatológicos. Neste ano, o encontro traz um enfoque especial na discussão de casos clínicos reais.
Leia mais:
- “Joan is Awful” aponta dura realidade do mundo digital
- Paul McCartney confirma volta a BH para show no fim de 2023
Segundo a presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Maria Fernanda Brandão de Resende Guimarães, esse formato interativo proporcionará aos participantes a oportunidade única de debater questões complexas e desafiadoras que surgem no dia a dia.
“A jornada permitirá uma troca de experiências e o aprendizado conjunto com profissionais de outras especialidades. Durante o evento, especialistas renomados em neurologia, endocrinologia, infectologia, oftalmologia e hepatologia participarão das discussões, enriquecendo ainda mais o debate com suas perspectivas e conhecimentos específicos”, afirma a médica.
Osteoporose na menopausa é tema da jornada
No dia 17 de agosto, especialistas trarão informações fundamentais sobre a conscientização acerca da osteoporose, uma vez que a doença pode levar a fraturas ósseas e resultar na incapacidade física, além de aumentar o risco de complicações graves.
De acordo com Maria Fernanda, esse momento da jornada é especialmente voltado aos médicos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre osteoporose.
“Tem-se por objetivo destacar a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento adequado dessa condição que afeta uma porcentagem importante da população em todo o mundo”, explica.
A especialista também destaca a relevância do tema e a necessidade de abordá-lo de maneira abrangente.
“A osteoporose é uma condição que pode impactar significativamente a qualidade de vida. É essencial que profissionais da saúde estejam bem informados sobre as melhores práticas de diagnóstico, tratamento e prevenção para que possam oferecer o melhor cuidado aos seus pacientes”, completa.
O que o médico reumatologista trata?
Principais doenças reumatológicas:
- Artrose (desgaste da cartilagem);
- Fibromialgia (dores pelo corpo);
- Osteoporose (enfraquecimento dos ossos);
- Artrite reumatoide (juntas inflamadas, deformações e dificuldade de movimentos);
- Tendinites (inflamação dos tendões).
A Reumatologia é a especialidade da Medicina que estuda, diagnostica e trata diversas doenças que afetam o sistema muscoloesquelético e o tecido conjuntivo, encontrado nos órgãos e estruturas do nosso corpo como articulações, tendões, ossos, coluna, músculos, pele, coração e rins.
Inscrições já estão abertas
As inscrições para a Jornada Mineira de Reumatologia já estão abertas e a programação inclui palestras, mesas-redondas e workshops que abordarão os avanços mais recentes na área, novas terapias, diagnósticos e tratamentos inovadores.
Os interessados devem se inscrever por meio do link (AQUI).
As vagas são limitadas e a expectativa é de que médicos, estudantes e profissionais da saúde de todo o País possam participar dessa oportunidade de aprendizado, networking e troca de conhecimentos.