• maio 25, 2024
  • 3 minutos

Nova Lima assume a liderança na alfabetização em Minas Gerais

Nova Lima assume a liderança na alfabetização em Minas Gerais

De acordo com o IBGE, município está à frente de Belo Horizonte com a maior taxa de ensino

Alfabetização Foto Gerd Altmann por Pixabay
Nova Lima assume a liderança na alfabetização em Minas Gerais (Foto: Gerd Altmann / Pixabay)

Nova Lima tem se destacado em diversas áreas e, mais recentemente, atingiu um marco importante na educação. Segundo os dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia), Nova Lima obteve a maior taxa de alfabetização entre os municípios do estado, com 97,95%. Este número coloca a cidade mais de três pontos percentuais acima da média estadual e à frente da capital, Belo Horizonte, que registrou 97,78%.

A superação de grandes centros urbanos como Belo Horizonte e Juiz de Fora, que teve uma taxa de 97,77%, demonstra a eficácia das políticas educacionais implementadas no município.

A posição de liderança de Nova Lima em alfabetização é fruto de um esforço conjunto entre a administração municipal, educadores, famílias e alunos. Nos últimos anos foram realizados diversos investimentos em infraestrutura das escolas.

Entre eles se destacam a inauguração de 11 novas creches, a formação contínua e a premiação para servidores, valorizando projetos dos educadores da rede que estão inovando dentro das escolas municipais. Além disso, anualmente os alunos da rede municipal recebem kits completos de materiais e uniformes escolares.

Outras ações realizadas e que colocam o município em evidência quando o assunto é educação são os projetos de escola bilíngue e Baby Gym.

O ensino bilíngue durante o contraturno foi implantado na Escola Municipal Vera Wanderley, que oferece todas as aulas do contraturno de terça e quinta-feira ministradas em inglês.

O Baby Gym é uma academia para os bebês de Nova Lima. As escolas da rede municipal de ensino contam com espaços equipados para crianças de 4 meses a 5 anos estimularem suas habilidades sociais, psicomotoras, cognitivas, sensoriais e emocionais.

Todos os 9 mil alunos matriculados na rede municipal recebem uniformes e kits de material escolar. Os professores também recebem kits de materiais para uso em classe.