• maio 3, 2024
  • 5 minutos

Azeite mineiro é eleito o melhor do mundo

Azeite mineiro é eleito o melhor do mundo

Mantikir tem produção e manejo no olival mais alto do mundo, em Maria da Fé, na Serra da Mantiqueira, distante 430 km de BH; o produto foi o vencedor no concurso espanhol Evooleum 2024 no segmento Produção Limitada

 

Mantikir Summit Premium Azeite Premiadovvvvv
O Azeite Mantikir Summit Premium é produzido no olival mais alto do mundo, na Serra da Mantiqueira, em Maria da Fé (Foto: Régis Silva)
Cris Miranda

Além de produzir uma boa cachaça artesanal, ter queijos com premiações pelo mundo, Minas Gerais agora tem também azeite com estrela de campeão. O Azeite Mantikir Summit Premium, produzido no olival mais alto do mundo, o Refúgio Tuiuva, em Maria da Fé, um dos municípios mais frios do estado bem próximo a Campos do Jordão, em SP, acaba de conquistar o 1º lugar na categoria Produção Limitada (até 2.500 litros) pela premiação Evooleum 2024, guia dos 100 melhores azeites do planeta, na Espanha.

 

 

Leia mais

30 anos sem Senna: imagens históricas mostram tricampeão em ação em pistas mineiras

 

 

Para o proprietário Herbert Sales receber essa premiação foi além das expectativas e chancela o produto.

 

“Ter o azeite premiado na Europa, ter esse selo, só nos diz que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes e surpresos com o primeiro lugar, já que é a nossa segunda safra. Competimos com agricultores de renomadas plantas de mais de 200 anos como Itália, Grécia, Croácia, Espanha e Portugal. Representar o Minas e o Brasil na Europa, com essa magnitude, é muito gratificante”, diz.

 

Herbert conta que a produção de olivas começou após surgir uma oportunidade de adquirir uma propriedade em Maria da Fé, cidade a 430 km da capital mineira e conhecida por ter baixíssimas temperaturas.

 

“A ideia surgiu porque lá na nossa primeira propriedade, onde temos o manejo da vinícola Essenza, em Santo Antônio do Pinhal, que também é na Serra da Mantiqueira, era um espaço muito pequeno, mas com o surgimento da oportunidade de comprar uma propriedade em Maria da Fé, local que possui aproximadamente quatro a cinco lagares para a extração do azeite, do fruto da oliva e com o clima que é muito propício, resolvemos também produzir olivas. Nessa propriedade temos uma quantidade de horas de frio necessária para que a planta possa produzir sua florada, e uma florada vira o fruto depois. Precisamos de umas quinhentas horas abaixo de 12 graus”, explica.

 

Herbert conta que seus avós e bisavós eram mineiros e revela que trabalha ao lado de alguns profissionais de Minas como os agrônomos Luiz Eugênio e Karina, o meteorologista Willian e o mestre do lagar Luiz Augusto, que faz a extração do azeite.

 

 

Cultivo do azeite a quase 2 mil metros de altitude

 

A plantação de oliveiras mais alta do mundo, com terraços de 1.700m a 1.910m de altitude, é cultivada na Fazenda Tuiuva, no município de Maria da Fé. O Refúgio Tuiuva é área de plantio e manejo do Espaço Essenza Vinícola Boutique, localizado em Santo Antônio do Pinhal – SP, e contempla as variedades de oliveira: Arbequina, Arbosana, Coratina, Grappolo e Koroneiki, que deram origem ao blend Azeite Mantikir.

 

“Nossa produção e manejo são feitos em terras mineiras. Todo o plantio e a colheita ocorre de forma manual, por ser o mais adequado para extrair os frutos sem agredir a planta e preservar a sanidade das olivas, resultando assim, na máxima qualidade que a azeitona pode oferecer”, explica Herbert Sales.

 

Após a colheita, o fruto é levado para a extração, no Lagar de Quelemém (MG) e feito mestre de lagar, Luiz Augusto. “O azeite filtrado traduz a pura essência dos frutos exalando seus aromas naturais e proporcionando um rico sabor herbáceo com picância e doçura equilibradas”, finaliza o proprietário.

 

No início do mês de abril, o Mantikir Summit Premium já havia conquistado como o melhor azeite de oliva extravirgem do Hemisfério Sul, no 12º Concurso Internacional de Azeites Extra-Virgem – Prêmio CA Ovibeja, realizado em Portugal.

 

Além do azeite campeão do mundo, Herbert também revela que o vinho Shiraz Rosé produzido na vinícola Essenza, localizada em Santo Antônio do Pinhal, foi premiado este ano no concorrido concurso Wine of Brasil com medalha de ouro, além de ter no currículo premiações internacionais.

 

 

Onde encontrar:

 

A produção limitada de 2.500 litros do Mantikir Summit Premium está à venda em garrafas de 250ml (R$190) e pode ser encontrada no Espaço Essenza Vinícola Boutique, em Santo Antonio do Pinhal – SP, ou encomendada por meio do WhatsApp  (12) 99687-3643.

 

 

 

Leia mais:

Espaço Altíssimo