• maio 1, 2024
  • 8 minutos

30 anos sem Senna: imagens históricas mostram tricampeão em ação em pistas mineiras

30 anos sem Senna: imagens históricas mostram tricampeão em ação em pistas mineiras

Ídolo do automobilismo mundial, piloto nos deixou dia 1º de maio de 1994 após acidente em Ímola, na Itália

Senna em pistas de Minas
Museu digital da FMA traz imagens históricas de Ayrton Senna em pistas mineiras (Fotos: Hueber Cimini / Arquivo Pessoal)
Luís Otávio Pires

O mundo do automobilismo presta neste dia 1º de maio de 2024 diversas homenagens ao brasileiro Ayrton Senna. Há 30 anos, o Brasil perdeu um dos seus ídolos no esporte, após um acidente no circuito de Ímola, na Itália.
O talento e a genialidade de Senna são ainda quase uma unanimidade mundial e a data merece ser realmente relembrada.
Poucos sabem, mas o tricampeão de Fórmula 1 teve passagens pelas pistas de Minas Gerais, na verdade, em circuitos de kart, categoria onde o piloto já mostrava seu arrojo.
A Federação Mineira de Automobilismo guarda, em seu Museu Virtual, imagens históricas de Senna em ação.

Leia mais:

Exclusivo: Carbel anuncia inauguração de três concessionárias da BYD na Grande BH

Senna no kart mineiro

No então Kartódromo Rio Verde, em Nova Lima – na região próxima de onde hoje fica o BH Shopping – em 1980, o piloto fez testes para um fabricante de pneus. Ele já exibia seu capacete com as cores nacionais, e logo depois estaria na Inglaterra para disputar corridas com bólidos que as levaram à F1.
Segundo os arquivos da FMA, algumas pessoas ligadas ao automobilismo mineiro estiveram presentes naquela oportunidade, como o preparador Hueber Cimini, o empresário e piloto de enduro em moto Beto Motorauto, e Edinho Almeida, que atuava como diretor das provas de kart na época.
Ayrton Senna também deixou sua marca no Kartódromo José Carlos Pace, no Clube Caça e Pesca Itororó de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Foi em dezembro de 1978, na inauguração do circuito, quando ele venceu nas categorias 100 cc e 125cc.
Disputou contra nomes conhecidos do kartismo brasileiro na ocasião, tais como Roberto Pupo Moreno, Toninho da Matta, Ingo Hoffman, Átila Sipos, Walter Travaglini, Alex Dias Ribeiro, Chico Serra, Paulo Carcasci, Ananias Justino, Rui Croce, e Max Aurélio Costa, que ainda compete nas pistas de kart mineiras.

documento historico Corrida e kart Uberlândia
Documento histórico: classificação mostra Senna vencedor de etapa em prova de kart em Uberlândia (Foto: FAM/Divulgação)

Último encontro com Toninho da Matta

Em Minas Gerais, a Federação Mineira de Automobilismo preparou uma homenagem ao tricampeão em forma de troféu. A premiação de todas as categorias da segunda etapa da Taça Minas Gerais de Kart no RBC Racing será o Troféu Ayrton Senna – 30 anos de saudade.
Mas o Senna também está nas lembranças de muitos mineiros. É o caso do multicampeão das pistas nas categorias de turismo, Toninho da Mata. Pai do também ex-piloto de Fórmula 1, Cristiano da Mata – que correu na categoria no início dos anos 2000 -, Toninho, hoje com 81 anos, ainda lembra de seu último encontro com Senna.

“Estava no Aeroporto de Congonhas esperando voo para o Rio e nos encontramos numa área reservada de embarque. Ele estava indo para Angra dos Reis, onde tinha uma casa, e me deu uma carona em seu helicóptero fazendo uma escala no Autódromo de Jacarepaguá, onde eu tinha um compromisso profissional. Isso aconteceu há uns 15 dias antes de seu falecimento”, conta o piloto, que era chamado carinhosamente de “Mineiro” por Senna.

Toninho da Matta
Toninho da Matta era chamado de Mineiro por Ayrton Senna (Foto: Canal Itatiaia/Reprodução)
troféu kart
Federação Mineira de Automobilismo preparou uma homenagem ao tricampeão em forma de troféu (Foto: FMA/Divulgação)

Corrida de rua organizada pela Senna Brands

No autódromo de Interlagos, onde Ayrton Senna venceu várias vezes, cerca de 10 mil pessoas vão celebrar a memória do piloto em um grande evento, promovido pela Senna Brands no dia 1º de maio.
A programação da edição histórica da 19ª Ayrton Senna Racing Day conta com corrida de rua na pista (10 e 21 quilômetros), corrida kids, exposições e homenagens em um grande encontro de fãs, atletas e admiradores do tricampeão.
A Senna Brands também promove a Senninha Racing Day, versão mirim para crianças entre 2 e 12 anos, com dose extra de diversão por conta do formato da prova, que conta com obstáculos e desafios inspirados na série Gameventura do personagem infantil.
A corrida interativa será realizada na estrutura coberta do paddock, dividida em categorias de acordo com as faixas etárias, sempre com acompanhamento dos pais ou responsáveis. O Senninha é um personagem lançado há 30 anos pelo próprio Ayrton Senna, com objetivo de transmitir valores para as novas gerações de forma lúdica e divertida.
Os participantes da 19ª Ayrton Senna Racing Day terão contato com a história do piloto tricampeão, desde o início no kart, passando pela Fórmula Ford e Fórmula 3, até a consagração na elite do automobilismo mundial.
Serão expostos itens pessoais de Ayrton, troféus e equipamentos de corrida em um espaço especial nos boxes, área coberta do autódromo.
Outras exposições estarão abertas ao público, sendo uma que conta a história das 19 edições da corrida de rua em homenagem ao piloto e uma mostra com capacetes pintados por celebridades e esportistas.
O evento ainda conta com loja oficial de produtos da marca Senna e surpresas das marcas parceiras, que envolvem a famosa curva “S do Senna” e momentos de glória vividos por Ayrton em Interlagos no lugar mais alto do pódio.

Sphere se rende à Senna

Até em Las Vegas, nos Estados Unidos, Ayrton Senna será lembrando neste dia 1º de maio. O seu capacete vai ser projetado na Sphere, o espaço futurista inaugurado em 2023, ao custo de US$ 2,3 bilhões.

A partir do dia 1º de maio, o capacete do piloto ocupará totalmente a esfera durante períodos ao longo do dia. O equipamento tem 112 metros de altura e 156 metros de largura.

Números e títulos de Ayrton Senna

Antes da Fórmula 1

  • Bicampeão paulista de Kart: 1974; 1976;
  • Tricampeão brasileiro de Kart: 1978; 1979; 1980;
  • Bicampeão sul-americano de Kart: 1977; 1980;
  • Campeão de Fórmula Ford 1600: 1981;
  • Campeão de Fórmula Ford 2000: 1982;
  • Campeão de Fórmula 3 britânica: 1983;

Na Fórmula 1

  • Tricampeão: 1988; 1990; 1991;
  • Vitórias: 41;
  • Pódios: 80;
  • Pole positions: 65;
  • Voltas mais rápidas: 19;
  • Corridas disputadas: 161.

Série da Netflix estreia em 2024 sobre a trajetória de Ayrton Senna. Assista ao teaser oficial lançado dia 30 de maio:

Leia mais:

BH Stock Festival prevê medidas para minimizar impactos ambientais