- Notícias
- julho 3, 2025
- 4 minutos
Festa na Bahia: primeiro BYD nacional sai do forno

Compacto Dolphin Mini ainda é montado em sistema SKD, mas chineses prometem ter fábrica de verdade ainda neste ano

A BYD apresentou nesta semana, em Camaçari, na Bahia, o primeiro Dolphin Mini 100% montado no Brasil. O carro vem com as peças desmontadas (kits) e aqui elas são “reunidas” até se transformarem. É o chamado sistema SKD (sigla para Semi Knocked-Down).
Além do Dolphin Mini, que já superou 1 milhão de unidades produzidas globalmente, o fabricante também anunciou a produção local dos modelos híbridos Song Pro e King.
Com investimento de R$ 5,5 bilhões e localizado em uma área de 4,6 milhões de m², o complexo terá capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, com previsão de dobrar esse volume na segunda fase.
A BYD garante que a planta deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos quando estiver em plena operação. Número ousado e polêmico. A General Motors que tem 100 anos de Brasil e a Fiat que chegou a Minas nos anos 1970, por exemplo, possuem cerca de 15 mil funcionários – cada uma delas.
Mas, segundo a BYD, já são mais de 1.000 colaboradores contratados, e outras 3 mil vagas devem ser abertas até o fim do ano, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Camaçari.
A empresa inicia a produção no sistema SKD (Semi Knocked-Down), mas deverá avançar para produção completa, que inclui estampagem, soldagem, pintura e desenvolvimento local de componentes. Um dos projetos já em andamento é a criação de um motor híbrido flex 1.5 DM-i, resultado da cooperação entre engenheiros chineses e brasileiros, com capacidade para operar com etanol — um diferencial para o mercado nacional.
A linha de montagem da Bahia promete tecnologia de ponta e automação inteligente. Robôs vão cuidar de tarefas como instalação de vidros e baterias, e um sistema de fricção mantém o nível de ruído abaixo de 70 decibéis. A planta principal tem 156.800 m² dedicados exclusivamente à produção de veículos elétricos.
Paralelamente, a empresa anunciou a homologação de 106 fornecedores nacionais, com destaque para a Continental Pneus de Camaçari, na Bahia, primeira parceira local certificada.
Presente no Brasil desde 2014, a BYD lidera o mercado de carros eletrificados e respondeu, em maio, por 90% das vendas de veículos elétricos no aís, além de um terço dos híbridos comercializados.
Atualmente, a montadora conta com 180 concessionárias e planeja encerrar 2025 com 240 pontos de venda em todo o território nacional.