- julho 1, 2025
- 4 minutos
Principal evento realizado em Tiradentes agora é internacional

Em sua 33ª edição, Bike Fest fica maior, atrai 45 mil pessoas e se consolida no segmento do mototurismo

Luís Otávio Pires
Além de registrar números robustos de público e elogios nas redes sociais, o Bike Fest de Tiradentes deste ano, realizado de 25 a 29 de junho, teve um gostinho mais especial. Isso porque foi homologado pela Federação Internacional de Motociclismo como um evento internacional, o primeiro e único do mototurismo do Brasil.
Para marcar este reconhecimento, veio de fora para a cidade histórica o diretor de Mototurismo da FIM, Luiz Alberto Figari Monaco, que anunciou o feito na noite do dia 26 de junho – em alto e bom som. Algo, claro, recebido com muita celebração pelo público e organizadores.
Afinal, são 33 edições realizadas até hoje na cidade mineira e já considerado um dos mais importantes do País e o maior evento realizado em Tiradentes, tão acostumada a grandes aglomerações em suas ruas e ladeiras históricas.
“É uma grande honra para nós, da Federação Internacional de Motociclismo, reconhecer o Bike Fest como o único evento no Brasil homologado como internacional, algo que acontece pela primeira vez. Agora, o Brasil se junta a outros 150 países nesta conquista e eleva Tiradentes e o mototurismo brasileiro a um novo patamar no cenário mundial”, afirmou Monaco.
Para o diretor da Production Eventos, responsável pela organização do Bike Fest, Milton Furtado, o trunfo mostra a importância do encontro como uma oportunidade de congraçamento entre a comunidade das duas rodas apaixonada pelo motociclismo como um estilo de vida. “Recebemos em Tiradentes gente de todos os cantos de Minas, de outros estados e até de outros países”, afirma.
Um dos destaques deste ano foi a mudança de lugar, para um espaço muito maior do que em anos anteriores, com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança ao público. O novo endereço, o Campo do Aimorés, ocupa um espaço de 11.500m² e ofereceu infraestrutura ampliada, além de uma programação repleta de atrações para motociclistas e famílias. Entre os destaques estiveram os lançamentos de modelos, test-rides, feira de negócios, exposição de motos clássicas, shows musicais e o Ride Bike Fest, passeio guiado pelas cidades da região.

O Bike Fest Tiradentes 2025 reuniu 52 expositores das principais marcas do mercado de duas rodas. Recebeu 45 mil pessoas ao longo de cinco dias, com 32.182 ingressos gratuitos de pessoas na tenda principal e atingiu 4,48 milhões de visualizações no Instagram.
Números que o credenciam mesmo para ser algo internacional. E para quem pensa que acabou, acabou não: em agosto, de 22 a 24, Monte Sião, cidade no Sul de Minas, na divisa com São Paulo, sedia sua primeira edição. Não deve ser tão grandiosa como o de Tiradentes, mas deve arrastar novamente caravanas da turma das duas rodas, que tem a moto muito mais do que um meio de transporte.