- Notícias
- julho 1, 2025
- 5 minutos
“Café com Futuro” incentiva a participação de crianças

Realizado pela Fazenda Bioma Café, programa gratuito incentiva crianças das regiões cafeeiras a desenvolverem o orgulho de pertencer a este universo

Foto/Divulgação Bioma Café
As idealizadoras do programa “Café com Futuro”, realizado pela Bioma Café, já comemoram o resultado da primeira turma de estudantes que visitaram a fazenda no último dia 26 de junho.
“Ficamos muito felizes em receber os estudantes da Escola Fonte Boa, em Santa Rosa; todos 32 estudantes se mostraram muito interessados e participativos, querendo entender e aprender mais sobre o processo de cultivo”, conta Dora Silva que além de idealiza Café com Futuro também é professora formada e aposta na educação como forma de crescimento e desenvolvimento.
E a primeira etapa do programa segue pelos meses de julho e agosto, com visitas já confirmadas de estudantes das escolas estaduais e particulares, como: Escola Inhazinha (São Jeronimo), Escola Amélia Franco, Escola Joaquim Domingos e Escola Deiro Borges (todas três em Campos Altos).
Programa Café com Futuro
Conhece aquela máxima antiga que afirma que “filho de peixe, peixinho é”? Com significado bem claro, quer dizer que os caminhos que os filhos escolhem seguir na vida são inspirados em muitos fatores, entre eles no exemplo e na atuação de seus pais.
A expressão está diretamente relacionada ao conceito do mais novo programa criado pela Fazenda Bioma Café, batizado de Café com Futuro, lançado recentemente em Campos Altos, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais.
“O ditado transmite exatamente a origem e o conceito do projeto, que nasceu da nossa vontade de inspirar, incentivar e desenvolver o pertencimento das crianças das famílias cafeeiras, mantendo vivas nossas tradições, os saberes e o orgulho das suas raízes”, explica Dora.
Lançado oficialmente em junho deste ano, o programa consiste em trazer crianças do Ensino Fundamental 1 e 2 para passarem uma manhã na fazenda, visitando todas as etapas de cultivo. “Preparamos uma manhã divertida, com uma programação lúdica, que convida os pequenos a embarcarem no universo do café”.
O roteiro começa às 8h, com uma visita guiada pela fazenda, com professores e colaboradores abordando questões sobre a lenda do café, importância da região, características da planta, como se faz a colheita, a rastreabilidade.
“Vamos da teoria à prática, mostrar o nosso dia-a-dia, a diferença entre os grãos, cafés torrados, degustaremos café sem açúcar; haverá também o momento da visita à sala de troféus com todos os prêmios que conquistamos ao longo dos anos”, detalha Dora.
No final da manhã, as crianças participam de um piquenique no quiosque da fazenda com um bate papo sobre sustentabilidade com Claudia Leite, especialista em sustentabilidade e consultora da Bioma. Todos recebem certificados de conclusão de treinamento.
Parceria
E mais de 500 crianças das cidades de Campos Altos, Campo Alegre e São Gerônimo já estão confirmadas para as visitas guiadas do projeto.
Em parceria com as Prefeituras de Campos Altos e São Gotardo, a Bioma Café abriu as porteiras da propriedade para receber alunos dos ensinos Fundamental 1 e 2 (escolas públicas e privadas).
Até o momento 5 escolas e cerca de 500 alunos estão cadastrados. As visitas já começaram e todas as escolas da região podem participar, basta entrar em contato: 34 9916-015.