• outubro 19, 2023
  • 5 minutos

Casa Fiat de Cultura celebra os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha com exposição especial

Casa Fiat de Cultura celebra os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha com exposição especial

Público confere coleção rara de cerca de 200 obras, nunca expostas em conjunto, que passa pelos mais importantes movimentos artísticos do país nos séculos XX e XXI

Exposição Arte Brasileira a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura crédito Leo Lara (5)
Exposição Arte Brasileira a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura (Foto: Leo Lara)

A Casa Fiat de Cultura acaba de entrar para a celebração dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, propondo um verdadeiro encontro entre o mundo do modernismo e o universo experienciado por quem vive Minas, promovendo um novo olhar sobre a arte bbrasileira.Tudo isso, faz parte da proposta da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”.

Leia mais

Nova Lima lança programa Nova Renda para acabar com pobreza

Realizada através da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura e a Casa Fiat de Cultura, a mostra reúne a relevante coleção do Museu de Arte da Pampulha (MAP), a mostra fica em exibição até o dia 4 de fevereiro de 2024.

São exibidas cerca de 200 obras – a maior montagem já feita fora do MAP – que atravessam a arte brasileira entre os séculos XX e XXI para reafirmar a importância de um acervo que passa pelos principais movimentos da arte contemporânea brasileira, com artistas e ações que reverberam para além do país. A curadoria é de Marcelo Campos, curador do Museu de Arte do Rio (MAR) e um dos mais atuantes na cena nacional, e de Priscila Freire, ex-diretora do MAP, cuja atuação é pioneira à frente dos museus do Brasil. A mostra ficará em cartaz até 4 de fevereiro de 2024, com entrada gratuita.

A exposição revela uma dimensão singular do acervo do MAP, alinhada à trajetória da Casa Fiat de Cultura de apresentar montagens inéditas, promovendo o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro. Segundo o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo, a união destas duas instituições resultou em um projeto ousado em grandiosidade e inovador no recorte. “Novas vozes emergem desse encontro e convidam o visitante a um novo percurso conceitual e artístico. Celebrando os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha em todos os seus significados, a mostra desvela novos ângulos que habitam esse Patrimônio Cultural da Humanidade, nutrindo vínculos de pertencimento e identidades”, reflete.

Para o Prefeito Fuad Noman, a parceria com a Casa Fiat de Cultura é de extrema importância, pois os museus públicos municipais cumprem um importante papel de valorização da nossa cultura, além de ser um espaço também voltado à educação. “Nossos museus são verdadeiras pérolas, que reúnem acervos de grande relevância para toda a sociedade. Com essa parceria, potencializamos ainda mais esse acervo”.

Inaugurado em 1957, o Museu de Arte da Pampulha sempre esteve atento às vanguardas dos movimentos artísticos locais, nacionais e internacionais. Nesta exposição, as mais de 1400 obras que compõem o acervo, formado ao longo de seis décadas, ganham uma seleção especial, com uma perspectiva estimulante e novas abordagens. Para a Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, “o MAP sempre esteve no presente, unindo o antes e o depois”. Segundo ela, a parceria da Casa Fiat de Cultura com a Prefeitura para realizar a exposição, com um acervo desse porte, reforça o compromisso das duas instituições em “manter acessível ao público a valiosa coleção do Museu de Arte da Pampulha, nesse momento de renovação, fazendo-a circular, encontrando novos públicos e parcerias”.

Exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”

  • Data: 10 de outubro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024
  • Curadoria: Marcelo Campos e Priscila Freire Visitação
  • presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)
  • Entrada gratuita

Casa Fiat de Cultura Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

  • Horário de Funcionamento Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações