Casarão histórico promete ser novo ponto de de acesso à cultura e à arte em BH

Casarão histórico promete ser novo ponto de de acesso à cultura e à arte em BH

Parceria entre Minas Tênis e Gasmig possibilita a reabertura, em breve, da Casa Rosada localizada em frente à sede de Lourdes do clube

Casarão histórico: Casa Rosada é fruto de parceria entre Minas Tênis e Gasmig
Previsão de reabertura da Casa Rosada como centro cultural é segundo semestre deste ano (Fotos: Studio Tertulia)

 

A Casa Rosada, um casarão histórico localizado na Rua da Bahia, em Belo Horizonte, será aberta ao público como um novo ponto de acesso à cultura e à arte. A previsão é o segundo semestre deste ano. O espaço integra o pilar de cultura do Minas Tênis Clube e é fruto de uma parceria com a Gasmig, que adquiriu os naming rights do espaço cultural.

Um projeto arquitetônico está em aprovação junto à Prefeitura de Belo Horizonte, com o objetivo de tornar o espaço mais acessível e propor intervenções mínimas na estrutura original. A adaptação do casarão histórico em espaço expositivo tem a assinatura dos curadores Marconi Drummond e Maurício Meirelles, que traçaram um diálogo entre o imóvel e a história da Rua da Bahia.

A parte de trás da casa será ocupada por eventos culturais, exposições temporárias e um espaço gastronômico. A primeira ação prevista é uma mostra sobre a Comissão Construtora da Cidade. Segundo o presidente do Minas, Carlos Henrique Martins Teixeira, a população de Belo Horizonte é a maior beneficiada da parceria. “É importante que pensemos no fomento à arte e à cultura para além das leis de incentivo”, afirma.

Casarão tem projeto de 1929

Casarão histórico é localizado na Rua da Bahia, n. 2.425, em frente a unidade de Lourdes do Minas Tênis Clube. O projeto da casa é de 1929, do arquiteto Luiz Signorelli, e representa a primeira fase de ocupação da região. A edificação, conhecida por sua coloração, possui ornamentos que evocam rosas.

O imóvel é um patrimônio arquitetônico da capital, concebido sob o estilo arquitetônico eclético, com influência neoclássica. Tombado pelo Patrimônio Municipal em 2002, o bem cultural está inserido no “Conjunto Urbano Rua da Bahia e Adjacências”. A edificação passou por restauração entre 2018 e 2020 e foi cedida ao Minas Tênis Clube por 20 anos.

A abertura da Casa Rosada ao público se soma às celebrações dos 90 anos do Minas Tênis e marca um novo capítulo para a cultura em Belo Horizonte. Com a Casa Rosada, o Minas Tênis Clube acredita reforçar seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico e oferecer à população mais uma opção de lazer e fruição cultural.

Galeria – veja outras imagens da Casa Rosada: