• abril 15, 2024
  • 7 minutos

Boa notícia: cirurgia robótica é realidade no Brasil

Boa notícia: cirurgia robótica é realidade no Brasil

Em 2022, o Conselho Federal de Medicina regulamentou a cirurgia robótica no Brasil com critérios para a realização desse tipo de procedimento; o número de cirurgias feitas com plataformas robóticas no País passou de 24 mil, em 2021, para 27 mil em 2022

 

cirurguarobo
A cirurgia robótica tem revolucionado o tratamento de algumas doenças, especialmente o tratamento de doenças oncológicas (Foto: Freepik/Ilustração)

 

 

As cirurgias realizadas com o auxílio de robôs vêm apresentando um crescimento exponencial nos últimos anos no Brasil. De acordo com representantes do setor, o número de cirurgias feitas com plataformas robóticas no País passou de 24 mil, em 2021, para 27 mil em 2022 – com crescimento de 12,5% em um ano.

 

 

Leia mais:

Cozinha mineira é destaque na maior feira de turismo da América Latina

 

 

 

Nos tratamentos para certos tipos de câncer, a cirurgia oncológica minimamente invasiva é um importante avanço no tratamento e na cura de diversas neoplasias.

 

 

“As cirurgias robóticas no tratamento de câncer, como o de próstata, permitem um acesso mais preciso às lesões tumorais em áreas mais profundas, reduz o tempo de internação hospitalar e de consumo de analgésicos – menos dor pós-operatória –, e um retorno mais rápido à rotina e às atividades físicas intensas”, ressalta o médico José Eduardo Távora, coordenador de Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Vila da Serra.

 

 

Pioneiro na introdução das cirurgias por meio de uma plataforma robótica, o Hospital Vila da Serra realizou seu primeiro procedimento com o robô Da Vinci em setembro de 2016.

 

 

“Atualmente, temos no hospital o Da Vinci Xi que é a última evolução da plataforma. Esse avanço permite uma melhora de performance no uso do robô. Lembrando que ele é uma ferramenta que auxilia o médico a fazer a cirurgia. Então, quanto mais fácil o manuseio dessa plataforma, melhor fica o ambiente”, observa o médico.

 

 

A cirurgia robótica oferece ainda imagem em alta definição e tridimensional (3D), que amplia os tecidos em até 10 vezes o tamanho original. Os instrumentos são mais delicados e flexíveis que o próprio punho, com isso é possível fazer movimentos mais exatos e chegar a regiões de difícil acesso.

 

 

De acordo com o Dr. José Eduardo Tavora, os avanços dessa evolução trouxeram melhorias no desempenho com cirurgias mais precisas, menos sangramento e, principalmente, os resultados funcionais. No caso da próstata, observa-se uma melhora da potência sexual e da incontinência urinária. “Em outras cirurgias como tumores de reto, a chance de fazer uma colostomia diminui pela facilidade de atuação na cavidade”, diz o especialista.

 

Cirurgia robótica

 

O sistema robótico pode ser empregado em alguns tumores do aparelho geniturinário (próstata, rim, suprarrenal e bexiga) e digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado, colorretal, fígado, pâncreas, vesícula biliar e baço), ginecológicos (colo uterino, ovário e endométrio), de cabeça e pescoço (tumores de base de língua, tireoide) e pulmonar.

 

 

“As cirurgias com a Da Vinci trazem vários benefícios, pois a plataforma possui pinças que proporcionam uma facilidade de secção dos tecidos com uma exatidão muito maior do que as pinças na cirurgia aberta e laparoscópica. Com isso, conseguimos realizar cirurgias muito mais precisas, com menos dor e uma melhor recuperação para o paciente”, finaliza.

 

 

Saiba mais sobre os benefícios da cirurgia robótica:

 

 

  • Com a utilização de robôs cirurgiões, os médicos têm acesso a braços modulares que possibilitam maior flexibilidade e amplitude de movimentos, tornando o procedimento mais versátil e eficiente;

 

  • Os consoles (“joystick”similar ao de um videogame) são projetados para proporcionar uma visão aprimorada da área de atuação, facilitando a realização dos procedimentos;

 

  • Além disso, a ergonomia melhorada ajuda a reduzir a fadiga e o desconforto do cirurgião durante a operação.

 

CFM regulamenta as cirurgias com robôs

 

 

Em 2022, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma Resolução número 2.311 estabelecendo os critérios para realização a cirurgia robótica no Brasil. O texto indica em quais locais eles podem ser feitos e quais são as competências exigidas do cirurgião em cirurgia robótica.

 

A Resolução também estabelece os critérios para formação do cirurgião neste tipo de procedimento. Na Resolução, o CFM não restringiu quem poderá capacitar os profissionais, mas estabeleceu os critérios que deverão ser obedecidos.

 

A capacitação pode ser feita, por exemplo, nas Residências Médicas, pelas sociedades de especialidade, por hospitais ou por um cirurgião instrutor. Para se capacitar, o cirurgião deverá realizar um treinamento básico e outro avançado.

 

Na primeira fase, além de realizar atividades on-line e assistir vídeos de cirurgias robóticas em ambiente virtual, deverá acompanhar presencialmente dez cirurgias robóticas, sendo pelo menos três na especialidade cirúrgica específica em que deseja atuar.

 

A Resolução do CFM define a cirurgia robótica como modalidade minimamente invasiva de tratamento cirúrgico, que pode ser realizado de forma aberta ou combinada. É um procedimento de alta complexidade, que deve ser usado para o tratamento de doenças em que já se tenha comprovada sua eficácia e segurança.

 

As cirurgias devem ser realizadas em hospitais que tenham Serviços Especializados de Cirurgia Robótica e devem atender a todas as normas de segurança previstas pela Anvisa e pelo CFM.

 

Para saber mais da Resolução do Conselho Federal de Medicina: AQUI

 

 

 

Leia mais

Lider Interiores apresenta nova coleção Essência da Forma