- junho 30, 2023
- 7 minutos
Conferência da OAB-MG em Uberlândia promove a capacitação da advocacia

Evento reúne milhares de profissionais do Direito de Minas Gerais e de outros estados, sob o comando do presidente Sérgio Leonardo.

Uberlândia, no Triângulo Mineiro, sediou a 18ª Conferência da Advocacia Mineira, promovida pela OAB-MG e Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMG). O evento realizado no Center Convention contou com a participação de mais de 2.300 profissionais que puderam assistir a 25 painéis e oficinas sobre diversos temas do direito e as novas tecnologias do mundo jurídico. A conferência também ofereceu a oportunidade de reciclagem e capacitação nos temas da atualidade da advocacia, além da troca de experiências com a advocacia de Minas Gerais e outros estados.
O presidente da OAB Espírito Santo, José Carlos Risk Filho, disse que a conferência é um marco da atual da gestão da OAB Minas. “Os painéis contaram com os mais recentes temas do Direito e pude contribuir um pouco do que sei sobre direito administrativo para os meus pares”, afirmou.
O presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, falou sobre a importância da profissão. “Na advocacia, emprestamos nossa voz aos que nos procuram. Sem a advocacia, não existiria a democracia. Somos os responsáveis pelo fortalecimento das instituições, da constituição e da construção de regras e princípios que garantem os valores fundamentais que regem a sociedade. A luta por todos esses direitos foi liderada por advogados e advogadas e continua nos dias atuais”, observou.
Nova Tabela
Os conselheiros seccionais da OAB-MG aprovaram, por unanimidade, a nova tabela de honorários da advocacia, durante a conferência. É competência privativa do Conselho Seccional definir e fixar a tabela de honorários, que serve de parâmetro para a cobrança dos serviços realizados pela advocacia em todo o território estadual.
O presidente da Seccional Mineira, Sérgio Leonardo, disse que a nova tabela é um avanço para a advocacia mineira.
”A nova tabela de honorários mínimos tem uma amplitude muito maior em relação às novas formas de exercício da profissão, e atualiza valores de forma mais compatível com a atual realidade do mercado. Optou-se por não ter nenhuma parte regionalizada para não distinguir advogados de regiões diferentes do estado. Todos são iguais e devem ser igualmente remunerados. A tabela é uma referência de valores mínimos para evitar o aviltamento dos honorários profissionais”, acrescentou.
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou que o interesse da instituição é inovar.
“Nosso interesse é o de inovar, incluir e avançarmos juntos nas pautas da advocacia brasileira e é o que temos feito diariamente. Para o Conselho Federal é uma satisfação presenciar mais uma conferência voltada para a capacitação e integração de nossa classe. A seccional da OAB Minas mantém uma forte fidelidade e alinhamento com o Conselho Federal e as lutas da advocacia em todo o país. Vocês representam mais de 143 mil advogados e advogadas, braços e mentes fundamentais para a Ordem e para a cidadania nacional”, ressaltou.
Durante o evento, os participantes puderam conhecer o trabalho realizado pela OAB-MG e da CAAMG, como a defesa das prerrogativas e usufruir de serviços como a emissão da primeira certificação digital.