• Cultura
  • fevereiro 12, 2026
  • 5 minutos

Exposição ocupa o Aeroporto de Confins e transforma o Carnaval de BH em galeria a céu aberto

Exposição ocupa o Aeroporto de Confins e transforma o Carnaval de BH em galeria a céu aberto

Mostra “Carnaval Com Arte – Quando a Rua Vira Tela”, de Fernando Pacheco, leva pintura e poesia ao terminal e às avenidas da capital

Pintura colorida de Fernando Pacheco inspirada no Carnaval de BH em exposição no Aeroporto de Confins
Obra da exposição “Carnaval Com Arte – Quando a Rua Vira Tela”, do artista mineiro Fernando Pacheco, em cartaz no Aeroporto de Confins durante o Carnaval de Belo Horizonte (Fotos: BH Airport / Divulgação)

 

O Carnaval de Belo Horizonte se consolidou como um dos destinos mais desejados por turistas e amantes da folia em todo o país. Em sintonia com esse momento de celebração e efervescência cultural, o Aeroporto Internacional de Confins recebe a exposição “Carnaval Com Arte – Quando a Rua Vira Tela”, do renomado e premiado artista mineiro, Fernando Pacheco.

A mostra ficará disponível entre os dias 9 e 23 de fevereiro, reunindo pinturas em acrílico sobre cartão, emolduradas com vidro. Nas obras, Pacheco apresenta o Carnaval para além do traço caricatural: o artista traduz a festa sob uma perspectiva artística e poética, unindo cor, movimento e expressão em telas que capturam a essência da folia.

 

“Foi com alegria que criei essas pinturas para a maior festa popular do mundo. Ainda mais que a BH de hoje lidera a alegria, com um dos melhores carnavais do país. Todos os gêneros de arte se fazem presentes, por meio da música, do teatro, da dança e, no meu caso, da pintura”, destaca o artista.

 

Retrato do artista mineiro Fernando Pacheco, autor da exposição sobre o Carnaval de BH no Aeroporto de Confins
O artista mineiro Fernando Pacheco, criador da exposição “Carnaval Com Arte – Quando a Rua Vira Tela”

 

Com trajetória consolidada no circuito nacional, Fernando Pacheco, natural de São João del-Rei (MG), já expôs em importantes instituições culturais do país, como o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte Contemporânea e a Pinacoteca de São Paulo; o Museu de Arte Moderna e o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro; além do Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. Ao longo da carreira, o artista já soma 20 premiações e 45 distinções.

 

 

Arte que ultrapassa o terminal

A exposição não se limita aos passageiros que circulam por Confins. Durante o Carnaval, as obras também poderão ser vistas em diferentes pontos da cidade, instaladas em totens equipados com caixas de som e painéis de LED, integrando as chamadas Avenidas Sonorizadas de BH.

As exposições artísticas estarão especialmente nas avenidas Andradas, Amazonas e Brasil, ampliando o acesso à produção cultural e proporcionando uma experiência visual e sensorial ao público que percorre os principais eixos da folia na capital.

A mostra “Carnaval Com Arte – Quando a Rua Vira Tela” conta com patrocínio da Cemig, como forma de incentivo à preservação da tradição e à valorização da produção artística mineira, representada por criadores que traduzem a essência e a identidade de Minas Gerais.