- abril 3, 2024
- 3 minutos
Lucas Picchioni lança novo livro em BH neste sábado

Nezinho, o ufanista traz sátira dividida em quatro partes

Neste sábado, 6, Lucas Picchioni lança sua novela de estreia, Nezinho, o ufanista, que será lançada em abril pela Editora Quixote+Do. O evento acontece na Livraria Do Café, no Café com Letras.
A sátira dividida em quatro partes, segue quatro diferentes personagens, Nezinho, o ufanista retoma a tradição literária de usar o humor para realizar uma crítica às questões sociais e políticas.
A tradição satírica faz parte da história da novela ocidental, desde o século II, com a publicação de O asno de ouro, de Apuleio. Encontramos o DNA satírico desta novela no Dom Quixote, de Cervantes, nos contos de Voltaire, em As viagens de Gulliver, de Swift, e, no Brasil, em obras de Machado de Assis, Fernando Sabino, Dias Gomes e Monteiro Lobato, que achou por bem criar um burro falante.
Leia mais:
Nezinho, o ufanista, de Lucas Picchioni, continua essa tradição milenar de rirmos dos absurdos da nossa sociedade. A representação cômica, com seus exageros e apelo ao artificial, demanda uma leitura que vai além do nível literal, instando o leitor a se deslocar em busca não do real, mas além: do verdadeiro. O riso, mesmo que de canto de lábios, reinterpreta o mundo. E não vivemos em um momento em que a nossa capacidade de discernir a verdade, em seus muitos disfarces, é mais necessária e colocada constantemente em xeque?
Lucas Picchioni
Apaixonado por contar histórias, Lucas Picchioni é publicitário e roteirista. Natural de Belo Horizonte, viveu em Londres e Nova York, onde estudou no Conservatório de Roteiro Audiovisual da prestigiada New York Film Academy. De volta ao Brasil, Lucas faz sua estreia na literatura com Nezinho, o ufanista. A obra é baseada em um roteiro de curta-metragem escrito por ele em 2019 e tem como maior inspiração a rica tradição narrativa do povo mineiro.
Lançamento: Nezinho, o Ufanista de Lucas Picchioni
- Local: Livraria DO Café – Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi
- Data: 06 de abril
- Horário: 11h – 13h