• abril 13, 2024
  • 4 minutos

Dermatologista ressalta as vantagens da tecnologia nos tratamentos estéticos

Dermatologista ressalta as vantagens da tecnologia nos tratamentos estéticos

Atual estação do ano, Outono, é uma boa indicação para certos procedimentos na pele

IMG 20240413 WA0004(1)
Dermatologista ressalta as vantagens da tecnologia nos tratamentos estéticos (Foto: Divulgação CC/ Quanta)

Levantamento realizado, em 2022, pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética revela que o número de procedimentos estéticos não cirúrgicos chegou a quase 19 milhões e ultrapassou o de cirurgias plásticas, que contabilizou quase 15 milhões. De acordo com esse panorama global feito pela entidade da área, o Brasil está em segundo lugar quando o assunto é a realização de procedimentos na área da beleza.

E dentro desse contexto, a evolução do laser e seu uso na dermatologia tem ganhado força. De acordo com a dermatologista Isabela Gomide, médica do corpo clínico da Quanta há 12 anos, essa área de procedimentos com a utilização com laser muitas vezes não faz parte da formação dos dermatologistas.

“Os médicos precisam buscar uma formação independente. Desde a minha residência eu enxerguei nas tecnologias várias possibilidades de agregar tanto nos meus tratamentos clínicos quanto nos estéticos”, ressalta a dermatologista.

A médica conta que já vivenciou, durante a parceria com a Quanta, a explosão de alguns procedimentos como os injetáveis e as harmonizações faciais.

“Sempre vi nas tecnologias uma alternativa muito mais natural, com estímulo para a saúde da pele, não só embelezando, mas estimulando. Então, eu consegui trabalhar as tecnologias associadas aos injetáveis, dispensando o uso exagerado deles”, explica a Dra. Isabela Gomide.

Tecnologias disponíveis

Na Quanta, o médico tem a liberdade de utilizar as tecnologias disponíveis que mais se adequa ao seu paciente, associando vários tratamentos numa mesma sessão.

“A facilidade de ter diversas máquinas, sem precisar se preocupar em qual é a novidade no mercado ou se a manutenção está em dia. É assim que trabalhamos na Quanta, nos preocupamos com a indicação do paciente e o procedimento que irá gerar o melhor resultado”.

Desde o ano passado, a Quanta e um grupo de médicos desenvolvem um curso para capacitar médicos dermatologistas em formação. O All Tech é um workshop imersivo com aulas teóricas e práticas em todos os equipamentos da clínica, possibilitando uma formação completa não só nas tecnologias, mas no modo de pensar lasers, comprimentos de ondas, suas aplicações e interações com a pele.

Outono e a sua pele

O Outono, de acordo com a dermatologista, é o melhor período do ano para fazer os procedimentos na pele. Com as temperaturas mais amenas e a menor incidência de sol, todo pós-procedimento é mais tranquilo, seja laser, peeling ou tratamento com ácidos.

“Hoje em dia temos procedimentos para todos os públicos, e os homens estão procurando cada dia mais. Algumas tecnologias têm restrição à exposição solar, por isso o outono-inverno é ideal. Mas no geral, os tratamentos são rápidos e o paciente já pode voltar às atividades no mesmo dia”, explica a Dra. Isabela.

Algumas tecnologias como o Laser de Co2 ou o Morpheus podem demandar que o paciente fique mais quieto nos três primeiros dias depois da sessão. “Quando o tratamento é flacidez e estímulo de colágeno, como é o caso dos injetáveis e o Ultraformer MPT, o paciente sai da clínica como se não tivesse feito nada, pode ir trabalhar em seguida”.

De acordo com a dermatologista, uma boa programação de procedimentos ao longo do tempo otimiza os resultados e traz possibilidade de um gerenciamento de envelhecimento, sem grandes transformações e mais sustentáveis.