Desafio extremo: competição de corrida em trilhas traz atletas de todo o País a Mariana

Desafio extremo: competição de corrida em trilhas traz atletas de todo o País a Mariana

Disputada em terrenos naturais e difíceis, primeira edição do Iron Runner Brasil é dividida em três categorias diferentes, com percursos de até 21 quilômetros

Desafio extremo no Iron Runner em Mariana
Iron Runner Brasil é uma prova do tipo Trail Run, que ocorre em terrenos naturais e desafiadores em três categorias diferentes (Foto: Iron Runner/Divulgação)

 

A histórica Mariana, na região central de Minas, recebe atletas de todo o País para uma corrida de trilha que promete ser emocionante no próximo dia 18 de maio. É a primeira vez que a cidade mineira sedia o Iron Runner Brasil, um desafio e tanto para os participantes.

O Iron Runner Brasil é uma prova do tipo Trail Run, que ocorre em terrenos naturais e desafiadores. Serão oferecidas três categorias diferentes, com percursos de 21, 14 ou 7 quilômetros, todos com largadas simultâneas às 9h. A largada e a chegada serão na Praça Gomes Freire, no Centro Histórico de Mariana, onde haverá uma programação cultural diversificada e gratuita.

A expectativa é de que os atletas possam viver momentos igualmente inesquecíveis.  Um dos organizadores do desafio, Lucas Fonda, destaca que Mariana tem tudo para ser uma sede excepcional para o Iron Runner Brasil.

“A cidade está localizada em uma região montanhosa e dispõe de uma variedade impressionante de paisagens naturais. Essa diversidade de trilhas e elevações a torna o lugar ideal para os percursos, atraindo tanto iniciantes quanto corredores experientes que estão em busca de novos desafios”, afirma.

A realização do Iron Runner Brasil em Mariana promete trazer benefícios econômicos e turísticos para a cidade.  O gestor da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam) / Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), Helielcio Vieira, acredita que a prova será uma excelente oportunidade para divulgar as belezas arquitetônicas e naturais da cidade e fomentar a economia local.

“É uma excelente oportunidade para divulgar as belezas naturais e arquitetônicas da cidade e, principalmente, fomentar a economia local, tendo em vista que, geralmente, cada atleta traz consigo mais uma pessoa”, salienta.

Hotéis, pousadas, restaurantes, bares e demais estabelecimentos comerciais devem experimentar um aumento na movimentação, já que deve gerar receita adicional para a economia local. Além disso, a visibilidade proporcionada pela competição servirá como uma vitrine para as belezas naturais e atrativos turísticos de Mariana, ao promover a cidade como destino turístico tanto para visitantes quanto para futuros eventos esportivos.

O trail running é uma modalidade que exige resistência física e mental, além de uma conexão com a natureza. O professor de educação física e ex-atleta da modalidade, Pedro Lima, explica que o ambiente natural oferece estímulos diferentes e trabalha o físico e o emocional.

“Enquanto o ambiente urbano pode ser maçante, o natural oferece estímulos diferentes. A paisagem, o cheiro, os sons, tudo isso influencia. É uma prática que trabalha o físico, mas também o emocional”, ensina.

A cidade histórica reúne condições naturais excepcionais para a modalidade. “70% do Parque Estadual do Itacolomi está dentro do município. Temos também a Cachoeira da Bombaça, o Pico da Cartuxa, o Morro Santana etc. É uma diversidade de paisagens impressionante, com terrenos ideais para a prática do trail. É um tipo de riqueza que, muitas vezes, passa despercebida, mas que tem um potencial enorme para o turismo de aventura esportivo e sustentável”, afirma Pedro.

A prova promete ser desafiadora, com subidas intensas, trechos de mata e mudanças constantes de terreno. A organização orienta os atletas a correr com as mãos livres e evitar carregar objetos ou usar mochilas grandes. “O trail run exige atenção o tempo todo. É fundamental correr com as mãos livres, porque o terreno pode apresentar surpresas, como pedras soltas, raízes, barro. As mãos ajudam a proteger numa possível queda, então é bom evitar carregar objetos ou usar mochilas grandes”, orienta Pedro.

Saiba mais sobre o desafio

  • Data: 18 de maio de 2025, a partir das 9h;
  • Local: Mariana (MG)
  • Largada e chegada:  Praça Gomes Freire, Centro Histórico, Mariana (MG);
  • I Iron Runner Brasil de Mariana;
  • Inscrições: www.ironrunner.com.br
  • Informações: Instagram.com/ironrunnerbrasil