- Notícias
- julho 4, 2025
- 5 minutos
Empresário é homenageado como importante figura na história do motociclismo mineiro

Reconhecimento acontece durante 33ª edição do Bike Fest em Tiradentes, um dos principais eventos do gênero do País, que tem Camilo Lucian como um dos fundadores e incentivadores

Os organizadores do Bike Fest Tiradentes, realizado de 25 a 29 de junho, prestou homenagem a Camilo Lucian, empresário visionário e figura importante na história do motociclismo mineiro e um dos fundadores do evento, que chegou a sua 33ª edição em 2025.
“Desde sua criação em 1992, o Bike Fest tem sido um ponto de convergência para apaixonados por duas rodas, e Camilo Lucian sempre esteve lá, marcando presença e apoiando o evento com as marcas que representa. Sua trajetória, que se confunde com a própria evolução do motociclismo em Minas Gerais, foi uma homenagem à altura de sua contribuição”, destacou o diretor da Production, organizadora do encontro, Milton Furtado.
Diretor do Grupo BHR, Camilo Lucian agradeceu a homenagem e destacou a trajetória e as perspectivas promissoras para o futuro do evento.
“É com grande satisfação que expresso minha profunda gratidão pela homenagem. Ao longo desses anos, acompanhamos o Bike Fest Tiradentes ganhar corpo e crescer a cada edição. Receber esta homenagem na 33ª edição do evento, ao mesmo tempo em que ele é coroado com um reconhecimento histórico, a homologação pela Federação Internacional de Motociclismo como o primeiro e único evento internacional de mototurismo do Brasil, é motivo de muito orgulho”, declarou.
Segundo ele, pode-se afirmar que o Bike Fest Tiradentes — guardadas as devidas proporções — assemelha-se ao consagrado Daytona Bike Week, nos Estados Unidos. “A comparação não é casual; ela reflete a trajetória ascendente do nosso evento, que se consolida a cada ano. Além de seu papel transformador para Tiradentes, o Bike Fest tem um futuro promissor, atuando como catalisador do motociclismo, impulsionando negócios, apresentando lançamentos das grandes marcas, difundindo tendências e, enfim, influenciando todo o universo do setor em Minas Gerais”, acrescentou.
Com 45 anos de experiência no mercado automotivo e desde 2001 no setor de motocicletas, Camilo Lucian é um nome sinônimo de respeito e visão empreendedora no universo das duas rodas. Sua paixão nasceu ainda na juventude, nos anos 1970, nas trilhas de motocross, onde se destacou em provas de enduro.
Essa vivência nas trilhas não apenas forjou seu espírito competitivo, mas também moldou sua filosofia de trabalho. Em 2001, transformou sua paixão em negócio, ao fundar a Motofest Honda em Contagem, na Grande BH.
A partir daí, sua jornada foi de crescimento constante, com o desenvolvimento de operações de concessionárias Honda Motos, Triumph e Bajaj em Belo Horizonte e outras cidades mineiras.
Sua visão sempre foi clara: oferecer atendimento diferenciado, estrutura de ponta e uma gestão moderna focada no cliente e no fortalecimento da cultura motociclística. Em 2024, Camilo deu um passo estratégico ao consolidar suas operações no Grupo BHR, com atuação exclusiva em motocicletas, e planos ambiciosos de expansão para 20 unidades nos próximos três anos.
Legado e compromisso do empresário
Além de sua história no mundo empresarial, Camilo Lucian é reconhecido como um dos maiores defensores e fomentadores da cultura motociclista em Minas Gerais. Sua presença assídua em todas as edições do Bike Fest Tiradentes desde sua criação, em 1992, o apoio constante em eventos como o Encontro Sol & Trail e Amigos, e seu engajamento em projetos como o Motociclistas do Bem – que une a paixão por motos à solidariedade e ações sociais – demonstram seu profundo compromisso com a comunidade e com o turismo motociclístico.
Ao longo de mais de três décadas, o empresário construiu um legado sólido, pautado pela dedicação, ética, ousadia e, acima de tudo, paixão. Sua liderança, que o levou a ocupar importantes cargos de representatividade setorial (como diretor e presidente da Auto Honda, Presidente do Sincodiv-MG, diretor da Fenabrave, Abrat – Associação Brasileira dos Concessionários Triumph e Abaj – Associação Brasileira dos Concessionários Bajaj), inspira colaboradores e colegas.
