• março 28, 2024
  • 5 minutos

Fenômeno agora é cidadão honorário de Minas Gerais

Fenômeno agora é cidadão honorário de Minas Gerais

Ex-jogador e atual dono da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Nazário surge para o mundo do futebol quando joga pelo time mineiro em 1993, com apenas 16 anos de idade

Ronaldo Nazário, o Fenômeno, recebe das mãos dos deputados Tadeu Martins Leite e Professor Cleiton a placa em sua homenagem
Fenômeno Ronaldo Nazário recebe das mãos dos deputados Tadeu Martins Leite e Professor Cleiton a placa em sua homenagem (Foto: Elizabete Guimarães)

Ronaldo Nazário, o “Fenômeno”, agora é cidadão honorário de Minas Gerais. O título ao ex-jogador e agora proprietário do Cruzeiro, foi concedido nesta quarta-feira, 27, em solenidade no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. A homenagem foi solicitada pelo deputado estadual Professor Cleiton (PV) e endossada por outros 25 parlamentares, pelos relevantes serviços prestados ao Estado pelo ex-atleta.

Leia mais:

SIAMIG apresenta novidades bioenergéticas em feira mineira do agronegócio

Nascido no Rio de Janeiro, Ronaldo Luís Nazário de Lima se profissionalizou no Cruzeiro, em 1993, com 16 anos. Pelo clube mineiro, foram 56 gols em 58 jogos. Ele integrou o elenco campeão da Copa do Brasil de 1993 e foi o artilheiro no título do Campeonato Mineiro de 1994. No mesmo ano, ainda como jogador da Raposa, foi convocado para a Copa do Mundo nos Estados Unidos e sagrou-se tetra campeão mundial.

Confira na galeria imagens da solenidade na ALMG:

Em 2002, o jogador sagrou-se pentacampeão mundial na Copa do Mundo do Japão/Coreia do Sul, quando foi artilheiro da competição e decisivo na conquista do título, ao marcar dois gols na final contra a Alemanha.
Ronaldo destacou que em Minas nasceu para o mundo e entrou em campo pela primeira vez como jogador profissional.

“Aqui tive a certeza de que meus sonhos eram possíveis e daqui parti para conquistá-los. Do Cruzeiro recebi a maior oportunidade da minha vida. Escrevemos juntos um lindo capítulo de superação”, disse, ao lembrar o momento delicado pelo qual passava o clube quando anunciou a aquisição de 90% das ações da recém-criada Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, em dezembro de 2011.

Fenômeno Ronaldo: talento e genialidade

No comando da Raposa, ele conseguiu o título da Série B do Campeonato Brasileiro em 2022, após o clube passar três anos na segunda divisão, e a classificação em 2023 para a Copa Sul-Americana da temporada seguinte.
Idealizador da homenagem, o deputado Professor Cleiton enalteceu o talento e a genialidade do Fenômeno, que perpassará gerações.

“Ao se tornar sócio majoritário do Cruzeiro, demonstrou seu compromisso inabalável com o futuro do futebol mineiro. Não foi apenas um investimento, mas um gesto de amor e dedicação ao clube, que representa a alma e a identidade de ser mineiro”, destacou.

Fenômeno e sua história de superação

Durante a solenidade, o presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), lembrou a história de superação do ex-atleta, que teve sua carreira colocada em risco por graves lesões nos joelhos, e sua relação com o Estado, como jogador e dirigente.

“Olhando para trás, depois de toda esta jornada nos grandes palcos do mundo, podemos dizer que uma parte de Ronaldo está definitivamente ligada a Minas Gerais. Quando falamos em fenômeno, pensamos em um fato ou acontecimento notável. O apelido que ele recebeu não poderia ter sido outro, reflete exatamente o que ele representa na história do esporte”, afirmou.

Um dos pontos altos e inusitados do evento foi protagonizado pelo narrador esportivo, da Rádio Itatiaia, Osvaldo Reis, o “Pequitito”. Ele narrou o que seria um gol histórico de Ronaldo pelo Cruzeiro no Mineirão, depois de infernizar a defesa adversária em companhia de ídolos de diferentes épocas, como o ex-lateral Nonato, Tostão, Dirceu Lopes e Joãozinho, entre outros.

Confira a narração no vídeo:

Leia mais:

Pacheco e Zema se reúnem para discutir dívida de Minas com a União