• janeiro 12, 2024
  • 3 minutos

Instituto dos Advogados de Minas Gerais elege novos diretores

Instituto dos Advogados de Minas Gerais elege novos diretores

Membros têm a missão de representar a entidade no triênio 2024 a 2027

IMG 20240112 WA0040
Instituto dos Advogados de Minas Gerais elege novos diretores (Foto: Divulgação CC/IAMG)

Os associados do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) elegeram, em dezembro, os membros da nova diretoria para gestão no triênio 2024-2027. A votação, realizada de maneira exclusivamente eletrônica, também escolheu os novos representantes do Conselho Superior, do Conselho Fiscal (Efetivo), do Conselho Fiscal (Suplente) e da Comissão de Seleção.

Leia mais

Quer conhecer a Via Láctea?Planetário da UFMG está com programação de férias

Jean Carlos Fernandes foi o escolhido para ser o 36º presidente do IAMG e Sofia Miranda Rabelo será a primeira vice-presidente. Os demais eleitos foram Alexandre Figueiredo de Andrade Urbano (segundo vice-presidente), Gustavo Henrique de Souza e Silva (primeiro secretário), Marcelo Romanelli Cézar Fernandes (segundo secretário), Bernardo Ribeiro Câmara (primeiro tesoureiro), Ana Márcia dos Santos Mello (segunda tesoureira) e Maíra Mayrink de Castro Garcia Dias (diretora de Interiorização).

A posse de cerimônia dos novos eleitos, que estarão à frente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, será realizada no dia 7 de março, data em que se comemora os 109 da instituição.

100 anos

Em 7 de março de 1915, o salão da Congregação da Faculdade Livre de Direito, em Belo Horizonte, testemunhou os primeiros atos de um movimento que acabou por alterar o contexto social e jurídico de Minas e do Brasil.

Foi nessa reunião que algumas das mais respeitadas autoridades do direito mineiro se reuniram para a formação de uma nobre confraria. A ata da sessão registrou a presença de 46 fundadores. Nascia, então, o Instituto da Ordem dos Advogados Mineiros, primeira agremiação a congregar os profissionais das carreiras jurídicas no estado e uma das raras instituições centenárias mineiras.

Nestes mais de 100 anos de história, o Instituto já foi presidido por notáveis juristas como Mendes Pimentel, Pedro Aleixo, Caio Mário, Machado Horta, Milton Campos, Ruy de Souza, Cunha Peixoto entre outros.

Foi em uma sessão extraordinária, convocada pelo Instituto dos Advogados de Minas Gerais, à época presidido pelo advogado Jair Lins, que foi criada a Ordem dos Advogados de Minas Gerais em 1932.