• agosto 29, 2023
  • 4 minutos

Minas está entre os estados com melhores índices educacionais

Minas está entre os estados com melhores índices educacionais

Minas Gerais manteve sua posição no TOP 3 de melhores índices educacionais, alcançada em 2022. 

child 865116 1280
Educação mineira é destaque no Ranking de Competitividade dos Estados (Foto: Freepik)

A Educação mineira é destaque no Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Política (CLP). A lista tem o objetivo de apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão dos seus estados.

Leia mais: 

Corrida Araujo traz circuito inédito e programação cultural para toda família

O Estado manteve a segunda posição em 2023, mesma alcançada no ano passado, demonstrando que Minas Gerais vem investindo em medidas que fortalecem e impactam tanto o desenvolvimento econômico quanto social no âmbito educacional.

Ranking

Em relação à Educação, a metodologia do ranking leva em consideração um amplo conjunto de medidas que precisam ser tomadas para reverter a situação e que vão muito além da melhora da qualificação e remuneração dos docentes, sendo que a melhoria da gestão das unidades educacionais deveria estar no centro das prioridades. Foram contemplados indicadores de taxa de frequência líquida e qualidade nos ensinos fundamental e médio, além do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O pilar também inclui o indicador de ‘avaliação da educação’, premiando os estados que possuem um programa estadual de avaliação da educação básica.

Em razão da sua importância econômica e social, e considerando as graves carências  existentes nos estados, o pilar Educação possui o 4º maior peso do ranking (11,5% do total), sendo complementado ainda pelo pilar Capital Humano. Enquanto Educação avalia as condições atuais da educação no país, o de Capital Humano examina o nível educacional dos indivíduos que já estão no mercado de trabalho e seu impacto sobre a produtividade da economia, além de aspectos ligados à inserção da mão de obra no país.

Os estados mais bem colocados, no Ranking de Educação, foram SP, MG e PR, respectivamente. Em relação à edição de 2022, São Paulo e Minas Gerais mantiveram as posições, enquanto o Paraná subiu da 5ª para a 3ª colocação. No ranking geral de Competitividade dos Estados, Minas Gerais ganhou duas posições, alcançando a 6ª posição entre os estados e Distrito Federal.  Outros potenciais destaques do estado foram nos índices de sustentabilidade social, inovação, segurança pública e sustentabilidade ambiental.

Confira os dados de Minas Gerais AQUI.