• março 22, 2024
  • 4 minutos

Minas promove Dia D de combate à dengue

Minas promove Dia D de combate à dengue

Mais de 600 municípios mineiros aderiram à iniciativa e vão promover ações neste sábado (23)

 

Aedes Crédito Fiocruz Raul Santana (1)
Amanhã, mais de 600 municípios em Minas realizam ações de prevenção ao mosquito Aedes (Foto: Fiocruz/ Raul Santana)

 

 

O Dia D contra a Dengue acontece neste sábado (23).  A Secretaria de Estado de Saúde é quem está coordenando essa ação, por meio das 28 Unidades Regionais de Saúde, que acontecerá em todo o Estado.

 

 

Leia mais:

Restaurante Gero BH oferece menu especial de férias

 

Mais de 600 municípios mineiros já aderiram ao movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, com a previsão de diversas ações de mobilização que buscam orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti.

 

Estão previstas blitz educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversas, além de visitas às casas para orientar e conscientizar moradores de que a responsabilidade diária de combater a dengue, zika e chikungunya é também do cidadão.

A programação dos municípios e os materiais informativos disponibilizados para a campanha do Dia D, bem como outras informações sobre arboviroses: AQUI

 

Dia D na capital

Em Belo Horizonte, as ações de prevenção serão realizadas nas nove regionais da cidade. Na região da Pampulha haverá mutirão de limpeza, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), e sobrevoo de drones, que serão realizados de forma estratégica para mapear e eliminar os focos do mosquito, se necessário.

 

Além disso, as vistorias dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) em imóveis serão intensificadas.

O Mobiliza SUS, grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, também realizará abordagens educativas, com a distribuição de materiais informativos de prevenção à dengue, chikungunya e zika.

 

Assim como os agentes e para reforçar a importância do cuidado, os mobilizadores também vão repassar orientações e dicas à população.

 

Casos em Minas

 

Até 18 de março, Minas Gerais registrou 629.268 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 232.789 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 100 óbitos confirmados por dengue no estado e 372 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 58.090 casos prováveis da doença, dos quais 37.193 foram confirmados. Até o momento, 24 óbitos foram confirmados por Chikungunya em Minas Gerais e 20 estão em investigação.

 

Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 122 casos prováveis. Foram confirmados 14 casos da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais.