• junho 30, 2023
  • 7 minutos

Modernos Eternos: Circuito Liberdade recebe programação de arquitetura, arte, design e gastronomia

Modernos Eternos: Circuito Liberdade recebe programação de arquitetura, arte, design e gastronomia

Mostra, que vai até o dia 9 de julho, conta com culinária assinada pelo Chef Leo Paixão e muito mais.

Modernos e Eternos acontece em importantes prédios mineiros (Foto: Gustavo Xavier)

Nesta terça-feira, 20, o Circuito da Liberdade recebe a 8ª edição da Modernos Eternos BH. O evento traz uma programação inédita para o Prédio Verde da Praça da Liberdade, o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) e a Casa Fiat de Cultura.

O encontro anual, voltado para arquitetura, arte, cultura, design, decoração, história e gastronomia, promove diálogos com as atividades desenvolvidas pelo Iepha-MG, e potencializa ainda mais os atrativos culturais e turísticos da Praça da Liberdade.

Estamos muito felizes em ressignificar mais um espaço icônico de Belo Horizonte, e, bem no conceito da Modernos Eternos: combinar o que há de mais contemporâneo na Arte, Design e Arquitetura com muita história e tradição. A Praça da Liberdade data da construção da capital, e hoje é um símbolo máximo da cidade e ponto de convergência de vários dos principais equipamentos culturais do estado, com programação regular de artes, escola de design, feiras e outros eventos. Então, nada mais adequado que receber também a Modernos Eternos”, destaca a realizadora da mostra, Josette Davis.

Ação Street

Neste ano, a tradicional Ação Street da Modernos Eternos BH apresenta 10 peças de design assinadas por profissionais de destaque do mercado, como Olavo Machado Neto, Susana Bastos e Linda Martins, e confeccionadas por artesãos da região de Barão de Cocais, fruto de uma parceria da mostra com o Projeto Bamboo, que tem a Gerdau como apoiadora.

A iniciativa desenvolveu uma série de oficinas de capacitação em técnicas de construção de mobiliários, adornos e peças utilitárias a partir do bambu, em regiões periféricas e ricas dessa matéria-prima em Minas Gerais, com o suporte técnico da Becus Ecodesign. Já a coordenação do projeto está a cargo de Marcos Esteves.

As obras tiveram como matérias-primas o bambu, e o aço – fornecido pela Gerdau e manufaturado pela Accero. Entre os trabalhos estão a Cadeira Leve, assinada por Flávio Negrão, da Becus Design; o Banco Gerbu, de autoria de Fernando Hermanny, da HG Arquitetura; e a Taquara, peça inspirada na infância de Juliana e Sérgio Stark, do Stark Studio. Em seguida à exposição no MM Gerdau, os protótipos feitos para a Ação Street podem ser produzidos em escala para venda e benefício dos produtores.

Croqui e foto do projeto do artista e designer Olavo Machado Neto.

Minas, Paisagem Revelada

Também no museu está em cartaz a exposição “Minas, Paisagem Revelada”, com obras de arte selecionadas, composta de acervo de três colecionadores, Fabiano Lopes de Paula, Ricardo Giannetti e Rodrigo Vivas, e a expografia é de João Caixeta, que foram agrupadas pelo tema da paisagem, seja ela Urbana ou natural. O conjunto de obras é representado pelos artistas Aníbal Matos, Nazareno Altavilla, Luiz Signorelli, Genesco Murta, Aristides Agretti, Funchal Garcia, entre outros.

A exposição reúne obras que revelam uma Minas magnífica, sob a perspectiva de 24 artistas brasileiros, em pinturas que traduzem com primor a paisagem urbana e natural de Minas Gerais.

(Fotos de Fabiano Lopes)

Espaço Viver Aquarela

Neste ambiente, a ideia da arquiteta Maria Cristina Valle é proporcionar uma imersão em um dos edifícios cujo projeto tem a sua assinatura e que, segundo ela, é uma obra de arte a céu aberto. Trata-se do Aquarela Arte Residencial, empreendimento boutique da construtora BTC que está representado no Espaço Viver Aquarela.

Arte urbana que une arquitetura fluida e design criativo, o Aquarela foi o que motivou o convite da Visionera à BTC para essa parceria. Um projeto luxuoso, desenvolvido por fornecedores dos setores de design, arquitetura e paisagismo, em que a arte está tão presente como a modernidade, a praticidade e o conforto.

No espaço Viver Aquarela, os visitantes podem ter uma experiência surpreendente ao realizar o tour virtual. Essa imersão possibilita visualização realista do imóvel e sua funcionalidade, seu tamanho e seus diferenciais.

Casa Coleção

Criado pelo arquiteto Luis Fábio, o ambiente multifuncional faz referência à residência de um colecionador de arte e também de um espaço de exposição e de venda da originalidade e diversidade do artesanato mineiro. O projeto apresenta uma decoração atemporal, que mescla design moderno com a cultura mineira por meio da arte popular de artistas de várias regiões do Estado.

O ambiente conta com peças decorativas e utilitárias em cerâmica e madeira, feitas por 30 artesãs e artesãos mineiros expostas e comercializadas no espaço. A “Casa Coleção” conta com o apoio do Sebrae Minas. Além disso, a iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato.

A 8ª edição da Modernos Eternos conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O evento tem o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Modernos e Eternos BH 2023

  • Data: De 20 de junho a 9 de julho
  • Local: Praça da Liberdade, 470 | Circuito Liberdade – Prédio Verde | Sede IEPHA MG
  • Instagram: @modernoseternosbh
  • Site: modernoseternosbh.com