• outubro 23, 2023
  • 4 minutos

Morada Nova de Minas terá obras de pavimentação da MG-415

Morada Nova de Minas terá obras de pavimentação da MG-415

Governo de Minas anuncia início das obras de pavimentação; expectativa é beneficiar diretamente mais de 33 mil pessoas e gerar 1,4 mil empregos diretos e indiretos

WhatsApp Image 2023 10 23 at 16 29 31
O Governador Romeu Zema assina documento de financiamento das obras de pavimentação da MG-415, em Morada Nova de Minas (Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG)

 

O Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) anunciaram, nesta segunda-feira (23), o início das obras de pavimentação da MG-415, que liga a cidade de Morada Nova de Minas, na região Central do estado, à BR-040. A intervenção é resultado de uma ação conjunta entre o Estado e as referidas instituições de Justiça.

Leia mais: 

Grupo Tauá escolhe nova gestão

 

O trecho tem 37 quilômetros de extensão. O valor estimado para as melhorias é da ordem de R$ 92,5 milhões. A pavimentação teve início em agosto deste ano e a previsão é a de que seja concluída até 2026.

A obra, que faz parte do Provias – maior pacote de obras rodoviárias da última década no estado -, será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), com recursos do Acordo Judicial referente ao rompimento de barragem em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

A cerimônia de anúncio do investimento, realizada em Morada de Minas, contou com a presença do governador Romeu Zema, que destacou a importância da obra e as melhorias para a região.

“É uma satisfação enorme estar aqui e fazer esse anúncio em Morada Nova de Minas para anunciar essa obra tão importante que é a conexão por asfalto entre a cidade e a BR-040, demanda que existe há mais de 40 anos”, destacou o governador.

Ainda no discurso, Zema ressaltou que a intervenção vai proporcionar um transporte muito melhor para a região, já que muitas vezes estradas de terra podem dificultar o transporte, principalmente quando chove muito, além de demandar tempo muito maior de deslocamento.

“Além de mais segurança, vamos encurtar o tempo de viagem, o que significa mais desenvolvimento para essa região, em que a agricultura, a pecuária e a piscicultura têm crescido de forma vertiginosa. Se Deus quiser, estaremos aqui, em breve, para inaugurar essa obra tão sonhada pela população”, disse.

Romeu Zema encerrou a fala com um agradecimento: “quero também fazer um agradecimento aos membros da Associação dos Familiares de Vítimas dos Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum). Esta obra, vale lembrar, é fruto do acordo da tragédia de Brumadinho, resultado de diversas audiências públicas, em que a população e os prefeitos puderam participar e opinar, além da atuação de diversos órgãos que conduziram e acompanharam a confecção do acordo e a definição de quais obras seriam prioritárias”.