- maio 15, 2025
- 5 minutos
Mundo pet ganha feira exclusiva em BH; veja onde e quando

Com 160 expositores e expectativa de 13 mil pessoas em três dias, 10ª edição da Expovet Minas é voltado para lojistas, ONGs e médicos veterinários e estudantes do curso

A 10ª edição da Expovet Minas, feira que reúne a cadeia produtiva do setor pet, acontece de 16 a 18 de maio em Belo Horizonte. Com cerca de 160 expositores e 15 mil metros quadrados de espaço, evento promete ser o mais completo do estado, com novidades, lançamentos e oportunidades de negócios exclusivas.
A feira é uma oportunidade para os profissionais do setor pet se atualizarem e encontrarem novas oportunidades de negócios, acreditam os organizadores.
Exclusiva para lojistas, donos de petshops, médicos veterinários, donos de clínicas, criadores, ONGs e estudantes de veterinária, a Expovet Minas tem entrada gratuita e credenciamento prévio online. A expectativa é receber cerca de 13 mil pessoas de cerca de 350 cidades mineiras e de outros 18 estados e movimentar R$14 milhões em negócios.
“São empresas de todo o País e algumas de fora, gerando diferentes possibilidades de negociações. Uma chance de ter acesso, por exemplo, a produtos e novidades que muitas pessoas não encontram ainda aqui em Minas e podem ser adquiridas na feira para incrementar os negócios locais”, explica coordenadora do projeto, Fabiana Braz.
O evento contará com um espaço exclusivo dedicado aos groomers, que apresentarão novas técnicas para tosa de cachorros. Além disso, o Conectvet trará especialistas para palestras sobre atualização e interação.
Mercado pet está aquecido
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado pet registrou um faturamento de cerca de R$77 bilhões em 2024, um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior. Esse aumento é resultado da mudança de comportamento das pessoas no tratamento com seus animais.
Assim como o faturamento, o número de empregos formais no âmbito do comércio varejista e serviços também apresentou aumento nos últimos cinco anos. No Brasil, em 2020, havia 81.540 empregos formais pertencentes ao mercado Pet – representou 0,29% do setor terciário no período. Em 2024, chegou a 107.085 (0,33% do setor terciário). Logo, não somente houve aumento dos empregos formais, como também na participação dentro de setor.
Em Minas Gerais, essa tendência se repete – de 9.037 empregos formais em 2020 para 11.738 em 2024, participação essa que representava naquele período 0,33% do setor terciário e, atualmente, representa 0,37% deles. O Sudeste, em número de empresas ativas desse mercado chega a representar 56,5% do total no Brasil, enquanto o estado mineiro detém 23,4% dessa participação no Sudeste e 13,2% das empresas nacionais.
A pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG mostrou que o mercado de pet shop em Minas Gerais é promissor, com 66% dos pet shops, com a oferta de produtos e serviços e 34,5% dos estabelecimentos com atendimento médico veterinário.
Saiba mais sobre a Expovet Minas
- Data: de 16 a 18 de maio;
- Horário: das 13h às 21h;
- Local: Centerminas (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495/4º andar, União, Belo Horizonte, MG);
- Entrada gratuita mas é exclusiva para profissionais do ramo Pet/Vet (faixa etária: a partir dos 16 anos);
- Informações: www.expovet.com.br
- Expositores: www.expovet.com.br/expositores