• janeiro 27, 2024
  • 3 minutos

Rádio Itatiaia completa 72 anos preparada para o futuro

Rádio Itatiaia completa 72 anos preparada para o futuro

Fundada em 1952 por Januário Laurindo Carneiro, emissora é disparada líder de audiência em Minas e, em alguns momentos, até no Brasil

IMG 8717
João Vítor Xavier e Humberto Filho durante visita de cortesia às novas instalações da Rádio Itatiaia

O pioneirismo sempre marcou a trajetória da Rádio Itatiaia, que completou 72 anos no dia 20 de janeiro. Foi, por exemplo, a primeira emissora a usar satélite para transmissões internacionais, ao transmitir Copas do Mundo e Olimpíadas com equipe própria. Em 1996 a emissora iniciou a sua transmissão via satélite. E tantas outras inovações vieram por todos esses anos.

Leia mais

“Pedala” BH

Fundada em 1952 por Januário Laurindo Carneiro, a rádio ficou nas mãos da família – com a morte de Januário, seu irmão Emanuel assumiu a gestão – até 2021, quando foi vendida para o empresário Rubens Menin, que dispensa comentários.

Hoje, presidida por Diogo Gonçalves e com o radialista e deputado estadual João Vítor Xavier como vice, a Itatiaia se mantém na ponta da audiência de Minas e, muitas vezes, do Brasil. No Estado, segundo números do Ibope de 2023, tem mais 3 milhões de ouvintes únicos.

Com foco direto no esporte, jornalismo e prestação de serviços a Itatiaia possui público fiel. É uma das maiores vencedoras do Prêmio Top Of Mind como a rádio mais lembrada pelos mineiros. Hoje possui dezenas de emissoras afiliadas, cobre quase a totalidade do território mineiro. Em Belo Horizonte a rádio participa dos mercados de rádio AM e FM, além da Internet.

Em novembro do ano passado, a rádio Itatiaia recebeu uma placa de 1 milhão de inscritos por ter alcançado o número em seu perfil no YouTube. Atualmente, o perfil da emissora está com 1,45 milhão de inscritos. É também organizadora de um dos mais importantes campeonatos de futebol amador do País: a Copa Itatiaia. 

Vida longa à rádio de Minas.