- outubro 13, 2023
- 5 minutos
Saiba onde ver o eclipse solar em BH

O Grande Eclipse das Américas poderá ser observado de todo o País; Espaço do Conhecimento da UFMG promove observação na Esplanada do Mineirão

Anota aí um programa para este sábado, dia 14. O Eclipse Solar poderá ser observado por moradores de BH. O Grande Eclipse das Américas proporcionará que o dia vire noite em parte do Brasil. A Lua vai encobrir o Sol, e de todo o País será possível ver esse fenômeno – na maioria do território, porém, de forma parcial. A última vez que esse evento pôde ser observado no Brasil foi em 3 de novembro de 1994, há quase 29 anos.
Leia mais:
Em nove Estados do Norte e do Nordeste o eclipse poderá ser visto em seu modo anular. O eclipse anular acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.
De acordo com o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o eclipse deve começar por volta das 15 horas (de Brasília).
Em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, as pessoas poderão ver a Lua cobrindo até 50% do Sol. De acordo com a equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o fenômeno terá início às 15h37 e atingirá seu máximo às 16h49, momento de maior cobertura do Sol, chegando ao fim às 17h53.
A universidade promove um evento para a observação do eclipse solar na capital mineira, que vai ocorrer em uma parte da esplanada do Mineirão, entre o estádio e a Avenida Coronel Oscar Paschoal. A participação é livre para todas as pessoas a partir dos seis anos.
Como ver o eclipse solar
Um eclipse solar ocorre quando Terra, Lua e Sol estão perfeitamente alinhados, com o satélite natural ocultando nossa estrela. No dia 14 de outubro, algumas cidades dos EUA, de países da América Central, Colômbia e das regiões norte e nordeste brasileiras estarão sobre a estreita faixa de totalidade, de onde os habitantes poderão observar um eclipse solar anular, já que a Lua estará um pouco afastada da Terra e não irá encobrir totalmente o disco solar, criando um anel de fogo.
Por meio de um telescópio com um filtro especial, o público poderá observar de maneira segura o fenômeno. Outros métodos, como a técnica pinhole e filtros de soldador nº 14, também serão utilizados. A equipe do Núcleo de Astronomia do museu da UFMG, que acompanhará a atividade, reforça a não utilização de óculos escuros e chapas de raio x para observação do fenômeno. Tais materiais não garantem uma proteção adequada aos olhos, podendo acarretar em danos graves à visão.
A Observação do Eclipse Solar Parcial tem início às 15h e duração aproximada de 3 horas. A participação é livre para o público de todas as idades, a partir de 6 anos. Não é necessária a retirada de ingressos.
Ver no YouTube: AQUI
Em parceria com entidades estrangeiras, o Observatório Nacional irá transmitir o fenômeno pelo YouTube durante toda sua ocorrência, mesmo em outros países, a partir das 11h30.